Prédio da matriz da Ibiden na cidade de Ogaki, em Gifu (reprodução)
A Ibiden, importante indústria de peças eletrônicas, cuja sede fica na cidade de Ogaki (Gifu), informou que aumentará sua capacidade de produção de empacotamento do circuito integrado (IC).
Publicidade
Embora a procura por PCs e servidores de uso geral continue fraca, a procura pelos servidores de inteligência artificial (IA) é forte devido à expansão do tipo IA generativa.
Para aumentar a produção, a empresa pretende iniciar a operação de uma nova planta, de maior porte, em Ono-cho (Gifu), até o final de setembro de 2025. Para o ano fiscal que termina em março de 2025, a empresa espera registar custos iniciais para a planta, resultando em vendas mais elevadas e lucros mais baixos.
A Ibiden se concentrará em solidificar sua posição antes de uma recuperação plena no mercado de semicondutores.
De produtora de energia elétrica a semicondutores
A Ibiden tem uma longa história, pois foi fundada em 1912, na cidade de Ogaki. Começou com a atividade de energia elétrica no Rio Ibi e, com o tempo, mudou o rumo para eletroquímico e de equipamentos elétricos. Por um tempo, administrou uma ferrovia elétrica, a atual Yoro Railway Yoro Line.
Tem laços profundos com o Grupo Toyota, especialmente com a Toyota Industries, e é membro da Kyohokai, uma associação dos fornecedores de peças da Toyota Motor.
Além das diversas plantas no Japão, expandiu-se para o exterior, presente na Europa, diversos países da Ásia e no México.
Fonte: Chubu Keizai