
Risco no céu estrelado pareceu ser um ‘trem expresso’ (telespectador da RKK)
Uma pessoa que registrou em vídeo um espetáculo no céu, como estrelas se movendo em linha, como se fosse um “expresso das galáxias”, o enviou à emissora de tevê local.
A gravação foi feita por volta das 20h30 de 24 de maio, explicou, na cidade de Nishiki (Kumamoto). “No início, não sabia o que era, mas pensei que fosse um objeto voador não identificado (OVNI). Liguei para minha esposa e pedi para ela ver também”, relatou. Mas a resposta dela foi surpreendente: “Não sei o que é, mas me deu má impressão”, contou.
A equipe de reportagem da RKK, consultou o representante do Observatório Astronômico da Província de Kumamoto, Takaaki Tsuyashima, para mostrar o vídeo.
Explicou que não se trata de um fenômeno natural. “É uma constelação de satélites artificiais. Existem milhares deles orbitando a Terra”, explicou depois de analisar o vídeo. Complementou dizendo que “definitivamente é da Starlink”.
Segundo Tsuyashima, são vários satélites artificiais lançados pela empresa aeroespacial americana SpaceX, de Elon Musk. São satélites Starlink que realizam comunicações pela Internet a partir do espaço.
“O que se viu foi o lançado em 23 de maio, gravado no dia seguinte”, complementou.
Explicou que quando um satélite é lançado, costuma ficar em baixa altitude por vários dias, então se for no momento certo, muitos poderão vê-lo.
Assim, o “trem expresso das galáxias”, que brilhou no céu de Kumamoto, era na verdade um grupo de satélites. De qualquer modo, foi um registro interessante.

Foto ampliada parece uma fileira de trens no espaço, por isso o ‘expresso das galáxias’ (reprodução da RKK)
Fonte: RKK