A partir de quinta-feira (6), duas montadoras – Toyota e Mazda – estão com suspensão das linhas de produção de seus veículos considerados com fraude na designação do modelo.
No caso da Toyota Motor são as linhas dos 3 modelos: Yaris Cross, o Corolla Fielder e o Corolla Axio, produzidos nas plantas de Miyagi e Iwate. A previsão é de suspensão até 28 deste mês.
A Toyota Motor está com inspeção in loco da equipe do Ministério das Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão (MLIT) na matriz, na cidade homônima na província de Aichi.
O total de produção desses 3 modelos da Toyota no ano passado foi de 130 mil unidades.
Mazda também está com paralisação de 2 linhas
Em relação à outra montadora, a Mazda, a suspensão de produção é das linhas dos modelos Roadster RF e Mazda 2, ditos com fraude na designação dos modelos. O motivo é que o software de controle do motor para ambos os modelos foi reescrito durante os testes de potência do motor e as expedições foram suspensas desde 30 de maio.
O Roadster RF é produzido na planta da matriz, na cidade de Hiroshima (província homônima) e o outro modelo, e a linha do Mazda 2 é na planta de Hofu, cidade homônima (Yamaguchi).
O total de produção dos 2 modelos da Mazda no ano passado foi de 15 mil unidades.
Impacto na economia local onde ficam as plantas
Ambas as montadoras planejam não suspender as demais linhas de produção, pois continuarão produzindo outros modelos de veículos.
Essa paralisação temporária das linhas específicas das duas montadoras, além do problema de fraudes, causa preocupações sobre o impacto nas economias locais, pois os parceiros, como os fornecedores em geral, são empresas de pequeno e médio portes. Além disso, impacta também as concessionárias e os revendedores, além dos funcionários.
Fontes: NHK e Nikkei