A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) anunciou na quarta-feira (5) que o Sistema Contínuo de Observação de Terremotos Submarinos via Cabos Tonankai, que observa terremotos e tsunamis na costa da região Tokai (espaço entre Shizuoka a Mie), apresentou um mau funcionamento.
Se ocorrer um terremoto na área, o anúncio de um aviso prévio poderá atrasar até 13 segundos, mas informou que não há impacto no monitoramento do tsunami.
Este sistema foi instalado no fundo do oceano em resposta a terremotos como o temido Nankai Trough. Segundo a AMJ, na tarde de quarta-feira, por volta das 15h, foi constatado um problema em que a hora exata não conseguia ser refletida nos dados como o tremor do terremoto recebido em um observatório na cidade de Omaezaki (Shizuoka), através dos cabos do fundo do oceano.
A AMJ suspendeu temporariamente o uso do sistema e está investigando a causa.
Em relação a esse sistema, houve um problema em 2022, de rompimento dos cabos submarinos e ficou inutilizável. As obras de restauração só foram concluídas em fevereiro deste ano. Parece que há pouca ligação com a ocorrência atual.
“Os avisos antecipados sobre a ocorrência de um terremoto podem ser feitos mais tarde que o normal, portanto, se sentir tremores, tome medidas para se proteger mais rapidamente do que o normal”, alertou um porta-voz da AMJ.
Fontes: Asahi e NHK