A cachoeira natural mais alta da China entrou em controvérsia após um vídeo publicado na mídia social ter mostrado água saindo de um cano instalado na face da rocha.
A Yuntai Sky Fall, que com um pouco mais de 300m é classificada como o local turístico mais alto da China, é popular entre os visitantes, muitos dos quais são envoltos por névoas enquanto apreciam a torrente de água de uma plataforma perto da base.
Contudo, após um montanhista ter publicado um vídeo mostrando o cano na Douyin, a versão chinesa do TikTok, os operadores do geoparque Yuntai Mountain onde fica a cachoeira admitiram que fizeram uma “pequena melhoria” no local.
“Para enriquecer a experiência de visitação de nossos amigos, e garantir a você que veio de longe não tenha vindo em vão, fizemos uma pequena melhoria durante a estação seca, apenas para me apresentar em um estado melhor quando me encontrar com meus amigos”, disseram em uma declaração.
Na Doyuin, o vídeo do grande cano aparecendo na montanha com água sendo lançada viralizou rapidamente.
Junto com o vídeo, o turista que publicou o vídeo escreveu que foi difícil chegar à fonte da cachoeira, mas quando chegaram lá encontraram apenas um cano.
Antes do envio do vídeo pelo montanhista, o cano não era mencionado no site ou contas na mídia social do parque, o qual recebeu mais de 7 milhões de visitantes no ano passado, de acordo com o Departamento de Cultura e Turismo da província de Henan, no leste do país, onde fica o parque.
Veja o vídeo divulgado pelo site China Morning Post:
Fonte: NBC News