Uma criança de 1 ano e 8 meses no Arizona, nos EUA, ficou presa recentemente em um Model Y da Tesla após a bateria do carro ter descarregado, criando uma “situação perigosa” em que bombeiros tiveram que quebrar a janela do carro com um machado para resgatá-la.
Renee Sanchez, a avó da menina, colocou a neta no carro para um passeio até o Zoológico de Phoenix. Após ter fechado a porta de trás, Sanchez foi para sentar-se no banco do motorista e viu que a da frente não abria.
“Não consegui entrar. Minha phone key não abria. Meu cartão-chave não abria”, disse ele ao site AZ Family.
Michael Brooks, diretor-executivo do Centro para Segurança Automobilística, disse ao site Fortune que uma criança pequena presa em um carro, no calor do Arizona, pode ficar criticamente sob perigo em 15 minutos. Após 30, muitas crianças morrem nos veículos com altas temperaturas.
Sanchez, confrontada com o que Brooks chamou de situação “perigosa”, não teve escolha além de chamar o serviço de emergência. Os bombeiros correram para o local, então se frustraram assim que viram qual carro era.
“A primeira coisa que eles disseram foi, Oh, é um Tesla. Não podemos entrar nesses carros”, disse Sanchez. “E eu disse, não me importo se tiverem que cortar meu carro ao meio. Simplesmente tirem minha neta de lá”.
Os bombeiros quebraram a janela com um machado e tiraram a criança do carro.
Enquanto a menina estivesse bem nos primeiros minutos, Sanchez disse que ela ficou assustada e começou a chorar durante o alvoroço. Os bombeiros deram um chapéu de bombeiro à criança para acalmá-la.
A bateria de 12V – responsável por abastecer os sistemas elétricos do carro – havia descarregado sem aviso. Supõe-se que Teslas têm sinais de alerta persistentes quando sua bateria de 12V está fraca, disse o especialista em veículos elétricos Mike Klimkosky.
O fato da bateria ter simplesmente falhado “parece muito estranho”, acrescentou ele.
Fonte: Yahoo