Cuidado com PM2,5 e poeira amarela em quase todo Japão

A poeira amarela e as partículas PM2,5 estão cobrindo praticamente todo o Japão, menos duas províncias. Veja onde e como se cuidar.

Máscara ajuda a se proteger da poeira amarela, mas não da PM2,5 (PM)

Antes de informar sobre a previsão, saiba o que é PM2,5 para compreender a importância em evitá-la. 

Publicidade

A PM2,5 é um termo usado para se referir a partículas finas de poeira no ar com um diâmetro inferior a 2,5 micrômetros (µm).

Estas partículas são inaláveis, por isso penetram no sistema respiratório, chegando aos alvéolos. A inalação poderá causar graves problemas de saúde, como doenças respiratórias e coronárias. Por isso o informativo da situação é de grande importância.

O Modelo de Transporte de Radiação Espectral para Espécies de Aerossóis (SPRINTARS) informou na manhã de terça-feira (25) que praticamente todo o arquipélago japonês estará coberto de PM2,5 e também da poeira amarela durante todo o dia. 

De Hokkaido a Chugoku e uma parte de Kyushu, a PM2,5 estará cobrindo as províncias em quantidade muito elevada e também a poeira amarela em grande quantidade, exceto em Okinawa que ambas são em baixa quantidade.

A previsão indica que na quarta-feira (26), as regiões com quantidade elevada são Kanto, Hokuriku-Shin’etsu, Tokai, Kinki, Chugoku, Shikoku e norte de Kyushu os dois fenômenos continuam cobrindo essas áreas.

Como se proteger da poeira amarela e da PM2,5

Ao meio dia de terça-feira, segundo previsão do SPRINTARS (Tenki)

No caso da poeira amarela se pode evitá-la usando máscara e óculos protetores, mas a PM2,5 é extremamente fina, por isso, pode passar pelas tramas da máscara comum.

O que fazer? Recomenda-se evitar sair para fora, manter as janelas e portas da casa fechadas. O mesmo vale para o carro se for inevitável sair. 

Se permanecer em casa recomenda-se ligar o umidificador (com ou sem óleo essencial) e manter-se bem hidratado.

Se tiver que ir para o trabalho, leve um pequeno umidificador para deixar sobre a bancada ou mesa de trabalho, pois há modelos que são carregáveis com USB e podem ser usados com garrafa PET de água.

Fontes: Tenki, SPRINTARS, RCC News e Gov. Quioto

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Preso homem que agrediu gravemente um brasileiro

Publicado em 25 de junho de 2024, em Sociedade

Um brasileiro foi gravemente agredido, pisoteado, e a polícia levou um tempo para encontrar o suspeito.

Foto meramente ilustrativa de uma viatura da polícia (Wikimedia)

A Delegacia de Polícia de Isezaki, situada em Naka-ku, na cidade de Yokohama (Kanagawa) informou na segunda-feira (24), sobre a prisão de um homem.

Publicidade

O motivo da prisão do suspeito, um autônomo, 42 anos, de Naka-ku, cidade de Yokohama, foi ter causado lesões corporais. O nome e a nacionalidade desse suspeito não foram divulgados.

Ocorreu um incidente por volta das 3h de 3 de janeiro de 2022, em uma rua do mesmo bairro, onde um homem de 39 anos, trabalhador haken, brasileiro, de Ayase (Kanagawa), foi pisoteado na cabeça

Isso causou uma lesão grave, a qual levou 6 meses para o tratamento.

Fonte: Kanagawa Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!