As temperaturas na região Kanto, no leste do Japão, na segunda-feira (24) foram as mais altas do ano até agora, com os termômetros passando dos 36ºC em várias áreas.
De acordo com a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), um fenômeno Foehn, em que uma massa de ar desce das montanhas e é seca e aquecida por compressão, espalhou luz solar no lado do Pacífico no leste do arquipélago.
O padrão climático fez com que as temperaturas subissem na região Kanto Koshin.
Altas diurnas atingiram um recorde de 36,8ºC na cidade de Sano (Tochigi), a mais alta no país até agora neste ano, 36,4ºC no distrito de Ushiku, em Ichihara (Chiba), 36,1ºC no vilarejo de Yorii (Saitama) e 36ºC em Kiryu (Gunma), cerca de 10ºC mais alta do que uma média anual.
A cidade de Shizuoka (província homônima) marcou 35,5ºC, Otsuki (Yamanashi) registrou 33,8ºC, na central de Tóquio, na cidade de Yokohama (Kanagawa) e em Matsumoto (Nagano) a temperatura foi de 33,4ºC e Mito (Ibaraki) chegou a 33,1ºC, as temperaturas mais quentes para cada uma até agora neste ano.
Em Tóquio, o Departamento de Bombeiros disse que 20 pessoas haviam sido levadas às pressas para hospitais devido a aparentes sintomas de insolação desde as 15h de segunda-feira.
Autoridades estão pedindo aos residentes que bebam bastante líquido se estiverem com sede, fiquem em casa e usem o ar-condicionado e ventiladores em conformidade.
O clima quente deve prevalecer nesta terça-feira (25). Altas diurnas devem chegar a 34ºC na cidade de Maebashi (Gunma) e Kumagaya (Saitama).
As cidades de Sendai (Miyagi), Utsunomiya (Tochigi) e Shizuoka (província homônima) podem esperar altas de 33ºC, enquanto Mito (Ibaraki), Toyama (província homônima) e Naha (Okinawa) devem registrar 32ºC.
O calor está aumentando significantemente os riscos de insolação em todo o Japão e levou autoridades a emitirem um alerta para a região de Amami (Kagoshima), a ilha principal de Okinawa e a região de Yaeyama.
Fonte: NHK