Dicas como usar o ar-condicionado de forma eficiente e economizar energia

Economia de energia é muito importante no verão. Saiba como melhorar a eficiência do ar condicionado e ainda pagar menos.

Imagem Ilustrativa

Com o aumento das temperaturas e a crescente necessidade de manter ambientes confortáveis, o uso do ar-condicionado se torna quase indispensável em muitos lares e locais de trabalho. No entanto, o uso contínuo e inadequado desse equipamento pode resultar em altos custos de energia e impactos negativos no meio ambiente. Por isso, é fundamental saber como utilizar o ar-condicionado de maneira eficiente, maximizando o conforto enquanto se minimiza o consumo de energia.

Publicidade

Para economizar e manter o ambiente fresco, qual das seguintes opções você escolheria?

  1. Diminuir a temperatura em 1°C
  2. Aumentar o fluxo de ar

Nesta matéria, veja a resposta para essa pergunta e outra dica efetiva para economizar energia!

Diminuir 1°C ou aumentar o fluxo do ar?

Uma pesquisa feita pela Daikin, fabricante de eletrodomésticos, elucidou a questão. A empresa fez um teste em sala de estar com tamanho de 20 tatamis, no qual, ela comparou as seguintes situações: deixar o ar-condionado ligado em 25°C com força do vento automática; e aumentar a força do vento para o máximo e a temperatura 26°C. O objetivo do experimento era comparar o quanto o ambiente ficaria mais fresco em ambas as situações, levando em conta o custo de energia, e foi realizado durante 15 minutos.

Aos 25°C, eu não senti muito a mudança de temperatura. Mas, na situação do vento na velocidade máxima, eu senti bastante que o ambiente ficou mais fresco“, comenta a funcionária Chikayuki Shigemasa, que participou dos testes.

À esquerda, o resultado de quando a temperatura estava mais baixa, e, à direita, quando o vento estava forte. Câmera térmica mostra que quando o vento estava no máximo, havia mais áreas frescas (em azul) do que quando a temperatura diminuiu.

Quando comparado com uma câmera térmica, percebe-se que a temperatura da superfície do corpo da funcionário é menor quando a velocidade do vento estava no máximo, e o chão e as paredes internas da sala também ficam mais frios.

Mas, o que resultará em maior consumo de energia?

Quando o ar-condicionado é ajustado para 26 °C, o consumo de energia se estabiliza em 0,14 kW. Em contrapartida, quando foi ajustado para 25 °C, o consumo foi de 0,32kW, mais do que o dobro.

Diminuir a configuração de temperatura em 1°C sobrecarrega o ‘compressor’ dentro da unidade externa. O compressor é um componente que consome aproximadamente 80% da eletricidade do condicionador de ar, portanto, seu consumo de energia aumenta”, comenta a funcionária.

Entretanto, quando a velocidade do ar estava no máximo, o consumo de energia aumentou ligeiramente de 0,14 kW para 0,17kW.

“O ventilador dentro da unidade interna funciona com mais intensidade, portanto, a quantidade de energia consumida por ele aumentou um pouco, mas não de forma significativa. O motor dentro da unidade interna (condicionador de ar) funciona quando o volume de ar aumenta. O ruído fica mais alto, mas a energia consumida é quase insignificante”, explica a funcionária.

Ou seja, aumentar a força do vento, além de diminuir a sensação térmica, é mais econômico do que baixar a temperatura!

Segundo a empresa, se uma pessoa usar o ar-condicionado todos os dias por 2 horas, ela poderá economizar ¥570 se aumentar a força do vento em vez de diminuir a temperatura do ar-condicionado em 1°C.

Velocidade do vento fraca ou automática: qual é o melhor?

A resposta é deixar no automático. Isso também já  foi verificado pela Daikin Industries.

O experimento foi realizado em uma situação em que o ar-condicionado foi deixado ligado por 11 horas todos os dias, das 8h às 19h.
No caso do volume de vento baixo, o preço foi de cerca de 3.570 ienes, enquanto no caso do automático, o preço foi de cerca de 2.580 ienes. Ou seja, a economia foi de cerca de ¥990.

“Quando o volume de ar é definido como baixo, leva tempo para atingir a temperatura definida como meta, portanto, é usada energia extra. Como o desempenho dos condicionadores de ar atuais melhorou muito, muitas empresas recomendam deixar no automático“, comenta a Daikin.

Com esses resultados, o melhor uso do ar-condicionado seria: aumentar o fluxo de vento quando estiver quente, e mudar para o automático quando o ambiente já estiver fresco.

Fonte: TBS

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Queda na produção global da Toyota em maio, afetada pela China

Publicado em 28 de junho de 2024, em Economia

Em contrapartida, as vendas globais tiveram aumento, impulsionadas pelas vendas do novo modelo Camry, mas no Japão houve queda por causa do Prius.

Frente do Prius (reprodução)

A Toyota Motor Corporation anunciou na quinta-feira (27) que seu volume de produção global, das marcas Toyota e Lexus, no mês de maio, foi de 812.191 unidades, uma queda de 4,1% em relação ao mesmo mês do ano passado. 

Publicidade

Este foi o quarto mês consecutivo de queda e a produção no exterior diminuiu devido à intensificação contínua da concorrência de preços na China.

Em contrapartida, as vendas globais aumentaram 0,3% para 840.681 unidades, praticamente inalteradas em relação ao ano anterior.

A produção no exterior diminuiu 7%, para 556.877 unidades. Por região, na América do Norte houve aumento de 0,8% para 192.571 unidades, mas na China caiu significativamente (21,7%) para 111.014 unidades, por causa da forte concorrência.

Por outro lado, a produção nacional aumentou 2,8%, para 255.314 unidades, por causa do número de dias trabalhados, um pouco mais do que no mesmo mês do ano passado. 

As vendas no exterior subiram 2,4%, um novo máximo para maio, impulsionadas pelo novo Camry que vende bem na América do Norte, mas isso foi uma compensação pela queda de 12,7% nas vendas no Japão, para 102.071 unidades.

A produção e a expedição do popular veículo Prius foram interrompidas em resposta ao recall, de um problema na porta do assento traseiro.

Fontes: Tokai TV e Chunichi Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!