Na terça-feira (11), a presidente da Japan Airlines (JAL) apresentou ao Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT) seu plano de medidas para evitar reincidências, depois de ter sido advertida por uma série de problemas.
Nesses problemas sérios, se incluem cancelamento de voo devido ao consumo excessivo de álcool pelo capitão e as asas dos aviões de passageiros se tocando.
Em 27 do mês passado, o MLIT emitiu uma severa advertência administrativa à JAL, instruindo-a a apresentar medidas para prevenir a reincidência até 11 deste mês.
Os pilares desse plano são a revisão do sistema de gestão da segurança e o reforço da sensibilização para a segurança. Por isso, incluiu walkie-talkies para as equipes de terra, a adição de itens sobre abordagens erradas de pista ao treinamento regular e a exigência de que os pilotos e outros evitem bebidas alcoólicas em seus destinos.
“As pessoas em campo estão trabalhando arduamente com um sentido de missão, mas as suas preocupações não nos foram comunicadas. Precisamos saber mais sobre o que se passa em campo”, declarou a presidente Mitsuko Tottori, durante visita ao MLIT.
Fontes: Nikkei, FNN e Yomiuri