Japão marca primeiro dia ‘extremamente quente’ de 2024

A cidade de Date, na província de Fukushima, viu os termômetros subirem para 35,2ºC por volta das 13h55 desta quarta-feira (12).

A cidade de Date (Fukushima) viu os termômetros subirem para 35,2ºC (ilustrativa/banco de imagens)

O Japão registrou seu primeiro “dia extremamente quente” nesta quarta-feira (12) com a temperatura chegando aos 35ºC na província de Fukushima e cerca de 30ºC em partes de Tóquio, disse a agência de meteorologia.

Publicidade

A cidade de Date (Fukushima) viu os termômetros subirem para 35,2ºC por volta das 13h55, enquanto a temperatura subiu para 30,2ºC no distrito de Nerima (Tóquio) por volta das 12h50.

Na cidade de Fukushima, perto de Date, a temperatura de bulbo úmido (WBGT) – uma medida de calor combinada com umidade e por extensão de condições de estresse térmico sobre humanos – foi de 27,5ºC às 11h, pouca coisa abaixo do nível de “alerta severo” do Ministério do Meio Ambiente, ponto o qual deve-se evitar a prática de exercícios pesados.

Em Nerima, A WBGT atingiu o pico a 27,2ºC às 13h, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente.

Esta quarta-feira foi a primeira vez em 6 anos que o país registrou seu primeiro dia extremamente quente do ano em meados de junho ou depois, de acordo com a Associação do Clima do Japão.

No ano passado, o primeiro dia do tipo foi observado em Ibigawa (Gifu), em 17 de maio.

Moshobi, ou dias extremamente quentes, são classificados pela Agência de Meteorologia como aqueles em que temperaturas ficam acima de 35ºC.

A previsão é de que o forte calor continue na quinta-feira (13) e sexta-feira (14), quando os termômetros devem subir para 30ºC e acima em uma ampla faixa do país, com temperatura igual ou superior a 35ºC possível para algumas áreas interiores, e a WBGT deve ficar entre 25ºC e 28ºC.

É altamente provável que o Japão sofra uma outra onda de calor escaldante neste ano após registrar o verão mais quente na história em 2023, disse a agência de meteorologia no mês passado.

As ondas de calor estão cada vez mais fortes e mais prováveis devido à mudança climática, que é primariamente causada pela queima de combustíveis fósseis.

Fonte: Japan Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Elon Musk ameaça proibir iPhones em suas empresas

Publicado em 12 de junho de 2024, em Notícias do Mundo

Musk não está feliz em relação a uma parceria entre a Apple e a criadora do ChatGPT, a OpenAI.

Os comentários de Musk vieram horas após a Apple ter revelado a parceria com a OpenAI (ilustrativa/banco de imagens)

Elon Musk não está feliz em relação a uma parceria entre a Apple e a criadora do ChatGPT, a OpenAI.

Publicidade

Em uma publicação no X na segunda-feira (11), o chefe executivo da Tesla disse que proibiria dispositivos da Apple em suas companhias – as quais incluem a Space X e a X, entre outras – se a fabricante do iPhone seguir com seu planos de inteligência artificial (IA) anunciados.

Se a Apple “integrar a OpenAI no nível (de sistema operacional)”, Musk disse que isso constituiria “uma violação de segurança inaceitável”.

Ele acrescentou que visitantes “terão que deixar seus dispositivos Apple na porta, onde eles serão guardados em uma gaiola de Faraday”, referindo-se a um recinto que bloqueia ondas eletromagnéticas cruciais para comunicações, incluindo celular, internet wireless e sinais Bluetooth.

Os comentários de Musk vieram horas após a Apple ter revelado a parceria com a OpenAI em sua anual Conferência Mundial de Desenvolvedores, parte de um estímulo mais amplo em trazer ferramentas de inteligência artificial generativa para produtos da Apple.

Sob um novo sistema “Apple Intelligence”, a IA será usada para produzir um assistente de voz Siri mais inteligente e entregar ferramentas mais personalizadas aos usuários.

A tecnologia da OpenAI suportará algumas dessas novas ferramentas – por exemplo, permitir que os usuários direcionem perguntas para o ChatGPT através de seus dispositivos Apple.

A OpenAI se tornou uma das companhias líderes no desenvolvimento de IA generativa.

A Apple, enquanto isso, ficou atrás de competidoras, incluindo o Google e a Microsoft, as quais agiram mais rapidamente para articular uma estratégia IA.

A parceria da Apple com a OpenAI poderia ajudar a fabricante de iPhones a fechar essa lacuna e acelerar sua mudança para uma tecnologia que detém enorme potencial.

Fonte: CNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!