Japão registra aumento recorde de infecções por ‘bactéria comedora de carne’

Desde 9 de junho, o número preliminar de casos no país desde o início deste ano chegou a 1.019.

Bactéria strepctococcus (ilustrativa/banco de imagens)

O Japão tem visto os casos de Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS) ultrapassar 1.000 em 2024, disse na terça-feira (18) o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID).

Publicidade

Desde 9 de junho, o número preliminar de casos no país desde o início deste ano chegou a 1.019, mostraram dados do NIID, marcando um aumento significativo na propagação dessa infecção bacteriana grave comparado a anos anteriores.

A STSS, também conhecida como infecção estreptocócica invasiva grave, é uma doença de surgimento repentino causada primariamente pelo streptococcus do Grupo A.

Sintomas iniciais incluem dor na garganta, febre, perda de apetite, diarreia, vômito e outros problemas gastrointestinais, assim como sintomas sépticos como pressão baixa.

Se não tratada prontamente, ela pode levar a danos no tecido mole, insuficiência respiratória, insuficiência hepática, insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos, com uma taxa de mortalidade que excede 30%.

A propagação da doença, ou “infecção de bactéria carnívora” devido a sua gravidade, tem sido notavelmente mais rápida neste ano.

Até 2 de junho, um recorde de 977 casos já havia sido reportado, ultrapassando a contagem de 941casos para o ano passado inteiro.

O relatório semanal sobre tendências de doenças infecciosas do NIID, que cobre o período de 3 a 9 de junho, indicou que Tóquio tem o número mais alto de casos confirmados neste ano com 150, seguido pelas províncias de Aichi e Saitama, com 69 e 68, respectivamente.

A STSS é primariamente transmitida através de gotículas da mucosa nasal ou da garganta e através de contato com feridas.

Especialistas alertam que os sintomas iniciais dessa infecção bacteriana são geralmente confundidos com os de gripe comum, devido à rápida evolução da doença.

Febre alta acompanhada por delírio ou propagação rápida de vermelhidão em volta de uma ferida são sinais de alerta os quais exigem atenção médica imediata.

Embora não haja teste específico para STSS, ela é diagnosticada com base na presença do streptococcus do Grupo A, pressão baixa e problemas com sangue, rins, fígado, pulmão, pele e tecido mole.

A causa do aumento é desconhecida.

Ele pode estar ligado à imunidade enfraquecida após a pandemia de covid-19, de acordo com o professor Ken Kikuchi da Universidade Médica das Mulheres de Tóquio.

“Podemos aumentar a imunidade se estivermos constantemente expostos à bactéria, mas o mecanismo estava ausente durante a pandemia de coronavírus”, disse Kikuchi à rede NHK.

Fonte: Straits Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Novas possibilidades de lazer marinho com Wheeebo

Publicado em 19 de junho de 2024, em Artigos de Turismo, Turismo em Okinawa

A embarcação elétrica voltada para todas as idades e que não necessita licença especial, está disponível para aluguel em 5 resorts de Okinawa.

Pessoas desfrutando do Wheeebo (divulgação)

Ainda não muito visto nos resorts, o Wheeebo é uma embarcação elétrica pessoal projetada e desenvolvida para abrir novas possibilidades de lazer marinho ou aquático. 

Publicidade

Com operação intuitiva usando um pequeno controle remoto, os usuários podem se mover livremente, como se estivessem caminhando sobre a água, seja mar, lago, piscina e rios, com calmaria.

Não é necessária nenhuma licença, diferente da moto aquática. Cada Wheeebo acomoda até duas pessoas, para que independente da faixa etária, desde crianças pequenas a idosos ativos, possam desfrutar juntos.

Crianças pequenas podem dirigi-lo usando controle remoto (divulgação)

Tem 1,5 metro de diâmetro e se pode deslizar livremente, 360 ​​graus, sobre a água a velocidades inferiores a 6 km/h usando uma unidade de propulsão desenvolvida exclusivamente pela Yanmar.

Onde desfrutar do Wheeebo

Para se ter uma ideia da qualidade do produto, foi desenvolvido e lançado pela tradicional fabricante Yanmar, em 2021. Ele está sendo comercializado desde o ano passado. Mas, a empresa Oceanos oferece também aluguéis.

A Oceanos começou a alugar o Wheeebo como uma nova opção de atividade marinha em hotéis que possuem praia, em Okinawa. Depois quer expandir para o mundo.

Wheeebo (divulgação)

Se pretende viajar para Okinawa, o Wheeebo está disponível para aluguel nos seguintes hotéis (toque sobre o nome em inglês para abrir o mapa e sobre o nome em japonês para abrir o link de reserva):

Divirta-se!

Fonte: divulgação

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!