A quinta e última montadora a ser visitada por fraude, pela equipe do Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão (MLIT), é a sede da Mazda, em Fuchu (Hiroshima), desde a tarde de segunda-feira (10), para investigação.
As equipes do MLIT já realizaram inspeções in loco nas sedes da Toyota Motor, em 4 deste mês; no dia seguinte na Yamaha Motor, na Suzuki, no dia 6 e Honda na manhã de segunda-feira.
Segundo a montadora Mazda, por ordem do MLIT são 2 modelos em produção que estão com a expedição suspensa desde 6 deste mês – Roadster RF e Mazda 2 – por ter sido reescrito o software de controle do motor durante os testes de potência. São cerca de 52 mil unidades.
Também são alvo Atenza, Axela e Atenza/Mazda 6 produzidos anteriormente, os quais já não estão mais em linha de produção. Ao testar os airbags durante os testes de colisão, foram acionados por um temporizador, embora fosse necessário confirmar que os airbags foram detectados automaticamente por um sensor.
Os modelos alvo da Mazda também não têm problema relacionado à segurança.
Por conta dessas fraudes de designação de modelos, a equipe do MLIT está ouvindo os executivos e conferindo os dados dos testes.
Fontes: NHK e Home TV