Pelo menos um dos anos entre agora e 2028 muito provavelmente estabelecerá um novo recorde de temperatura, rompendo o limite crucial de 1,5ºC, disse na quarta-feira (6) a agência climática das Nações Unidas.
A mais recente previsão da Organização Meteorológica Mundial (OMM) indica que há uma probabilidade de 80% de que o mundo verá a média de temperatura anual global exceder temporariamente 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais por pelo menos um dos próximos 5 anos.
“A OMM está fazendo o alerta de que excederemos o nível de 1,5ºC em uma base temporária com crescente frequência”, disse a vice-secretária-geral da OMM, Ko Barrett.
Está previsto que a temperatura média global perto da superfície para cada ano entre 2024 e 2028 fique entre 1,1ºC e 1,9ºC mais alta do que a linha de base de 1850 a 1900.
A chance de tais altas temperaturas – atualmente a 80% – vem aumentando estavelmente desde 2015, quando tal probabilidade estava perto de zero.
Para os anos entre 2017 e 2021, havia uma chance de 20% de ultrapassar o limite, e isso aumentou para uma chance de 66% entre 2023 e 2027.
“Por trás dessas estatísticas está a realidade sombria de que estamos fora do caminho de atender a metas estabelecidas no Acordo de Paris”, disse Barrett.
Mesmo nos níveis atuais de aquecimento global, já há consequências do clima devastadoras como mais ondas de calor, chuva extrema e seca, reduções nas camadas de gelo e geleiras, aceleração do nível de aumento do mar e aquecimento dos oceanos.
Fonte: United Nations