De acordo com o Ministério da Defesa do Japão, 3 navios da Marinha russa passaram pelo Estreito de Tsugaru e seguiram em direção ao Oceano Pacífico na terça-feira (18).
As Forças de Autodefesa do Japão estão observando atentamente, visto que a Rússia anunciou que conduzirá um exercício militar perto do arquipélago.
O ministério disse na quarta-feira (19) que a Força Marítima de Autodefesa (MSDF) avistou um destróier da Marinha da Rússia e 2 navios de desembarque de tanques a cerca de 50Km ao sudoeste de Oshima, ao largo da costa da província de Hokkaido, na terça-feira. Eles seguiam na direção leste no Mar do Japão.
A MSDF, segundo o ministério, confirmou que as 3 embarcações passaram posteriormente pelo Estreito de Tsugaru entre a ilha principal do Japão, Honshu, e Hokkaido, em direção ao Pacífico.
O Ministério da Defesa da Rússia anunciou na terça-feira que sua Frota do Pacífico conduzirá um exercício no Oceano Pacífico, no Mar do Japão e no Mar de Okhotsk entre 18 e 28 de junho, com a participação de cerca de 40 navios.
Alertas de navegação foram emitidos em algumas faixas de água devido a possíveis exercícios com mísseis.
Segundo fontes no Ministério da Defesa do Japão, as 3 embarcações que passaram pelo estreito provavelmente se juntarão ao exercício.
Fonte: NHK