A obesidade aumentou entre estudantes do ginásio no Japão de abril de 2020 a março de 2023 em meio à pandemia de covid-19, mostrou um estudo realizado pelo Centro Nacional para Saúde Infantil e Desenvolvimento.
O estudo analisou dados de exames de saúde de cerca de 186 mil pessoas que se formaram no ginásio entre os anos fiscais de 2020 e 2022, que então foram comparados com números previstos baseados em dados de aproximadamente 210 mil indivíduos que se formaram no ano fiscal de 2019 ou antes.
Ele descobriu que taxas de obesidade haviam aumentado tanto para estudantes do sexo masculino como para o feminino desde o ano fiscal de 2020, com os números para o ano fiscal de 2022 referentes a meninos e meninas sendo 0,49% e 0,36% maiores do que o previsto, respectivamente.
As descobertas foram publicadas na edição online do jornal internacional Pediatric Obesity.
Yusuke Okubo, chefe da divisão de epidemiologia clínica do centro, disse que é necessário considerar um estudo sobre o impacto a longo termo da pandemia sobre a saúde das crianças e medidas específicas para mitigar os efeitos negativos na saúde.
Fonte: Japan Times