Obesidade aumentou entre crianças no Japão durante a pandemia

As descobertas foram publicadas na edição online do jornal internacional Pediatric Obesity.

Taxas de obesidade aumentaram tanto para estudantes do sexo masculino como para o feminino (ilustrativa/banco de imagens)

A obesidade aumentou entre estudantes do ginásio no Japão de abril de 2020 a março de 2023 em meio à pandemia de covid-19, mostrou um estudo realizado pelo Centro Nacional para Saúde Infantil e Desenvolvimento.

Publicidade

O estudo analisou dados de exames de saúde de cerca de 186 mil pessoas que se formaram no ginásio entre os anos fiscais de 2020 e 2022, que então foram comparados com números previstos baseados em dados de aproximadamente 210 mil indivíduos que se formaram no ano fiscal de 2019 ou antes.

Ele descobriu que taxas de obesidade haviam aumentado tanto para estudantes do sexo masculino como para o feminino desde o ano fiscal de 2020, com os números para o ano fiscal de 2022 referentes a meninos e meninas sendo 0,49% e 0,36% maiores do que o previsto, respectivamente.

As descobertas foram publicadas na edição online do jornal internacional Pediatric Obesity.

Yusuke Okubo, chefe da divisão de epidemiologia clínica do centro, disse que é necessário considerar um estudo sobre o impacto a longo termo da pandemia sobre a saúde das crianças e medidas específicas para mitigar os efeitos negativos na saúde.

Fonte: Japan Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Estudante morre por erro médico em hospital de Nagoia

Publicado em 18 de junho de 2024, em Sociedade

Um médico residente havia diagnosticado incorretamente um estudante de 16 anos com um distúrbio digestivo em maio de 2023, levando à morte do adolescente, de acordo com o anúncio do hospital.

O hospital disse que planeja compensar a família enlutada (ilustrativa/banco de imagens)

Um erro médico resultou na morte de um estudante do colegial no Hospital Nagoia Daini do Centro Médico de Aichi da Cruz Vermelha Japonesa, revelou a instituição na segunda-feira (17).

Publicidade

Um médico residente havia diagnosticado incorretamente um estudante de 16 anos com um distúrbio digestivo em maio de 2023, levando à morte do adolescente, de acordo com o anúncio do hospital.

O médico residente citou anormalidade no estômago do adolescente durante um exame de tomografia computadorizada (TC), mas não consultou um médico sênior.

O hospital revelou que posteriormente foi descoberto que o estudante sofria de síndrome artéria mesentérica superior (SMA) a qual causa um estreitamento do duodeno que leva à obstrução intestinal e dilatação gástrica.

Intervenção pontual, como descompressão através da inserção de um tubo gástrico, poderia potencialmente ter salvado a vida do estudante, disse o hospital.

Em 28 de maio de 2023, o estudante do colegial foi levado para a sala de emergência após ter se queixado de sintomas incluindo vômito. O médico residente conduziu uma tomografia computadorizada, identificou dilatação gástrica e o diagnosticou com gastroenterite antes de mandá-lo para casa.

Como os sintomas do estudante persistiram no dia seguinte, ele voltou ao hospital onde um outro médico – após rever as imagens anteriores de TC – suspeitou da síndrome SMA.

Apesar de ser hospitalizado, o adolescente sofreu parada cardíaca no dia seguinte devido a uma desidratação, entrou em coma e morreu semanas depois em 15 de junho de 2023.

O diretor do hospital, Koji Sato, manifestou profundo pesar em uma coletiva de imprensa na segunda-feira.

“Pedimos nossas sinceras desculpas por falhar em salvar um jovem paciente com toda a vida pela frente”, disse ele.

O hospital disse que planeja compensar a família enlutada.

Fonte: Japan Times

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!