O vídeo de uma banda pop japonesa para promover sua nova música “Columbus” foi retirado do ar, disse a gravadora na quinta-feira (13), após ser criticado por imagens que parecem invocar justificativas de colonialismo e escravidão.
A Universal Music LCC disse em uma declaração que o vídeo da música escrita pelos 3 membros da banda Mrs. Green Apple, “contém expressões que faltam compreensões da história e contexto cultural” e pediu desculpas por falhar em perceber isso antes.
No vídeo divulgado na quarta-feira (12), os 3 membros da banda parecem estar vestidos como personagens históricos, incluindo o explorador italiano Cristovão Colombo, durante uma visita a uma ilha tropical.
Eles aparecem interagindo com antropoides, presumivelmente nativos da ilha, que são representados como primitivos e servis.
As várias cenas incluem um antropoide empurrando o rickshaw de um membro da banda e outros aprendendo a como tocar instrumentos musicais durante uma festa.
Motoki Omoki, vocalista da banda que propôs o conceito do vídeo e levou à seleção dos trajes, disse em uma declaração de desculpas que ele tinha a intenção de representar um mundo fictício em que seres de diferentes eras podem dar uma festa em casa.
A Coca-Cola (Japan) Co. disse que suspendeu todas as propagandas em destaque na música.
Fonte: Mainichi