Agência da OMS classifica talco como ‘provavelmente cancerígeno’

A maioria das pessoas está exposta ao mineral na forma de talco para bebê ou cosméticos, de acordo com a agência o câncer da OMS.

A maioria das pessoas está exposta ao talco na forma de talco para bebê ou cosméticos (ilustrativa/banco de imagens)

A agência do câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o talco em 5 de julho como “provavelmente cancerígeno” para humanos.

Publicidade

Entretanto, um especialista externo alertou contra interpretar mal o anúncio como “prova concreta”.

A decisão foi baseada em “evidência limitada” de que o talco pode causar câncer de ovário em mulheres, “evidência suficiente” de que ele estava ligado a câncer em ratos, e “forte evidência mecanicista” de que ele apresenta sinais cancerígenos em células humanas, disse a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC, sigla em inglês) da OMS.

O talco é um mineral que ocorre naturalmente e é minado em muitas partes do mundo, geralmente usado para produzir talco para bebê.

A maioria das pessoas está exposta ao mineral na forma de talco para bebê ou cosméticos, de acordo com a IARC.

Entretanto, a exposição mais significante ao talco ocorre quando ele está sendo extraído, processado ou usado para fabricar produtos, acrescentou.

A agência disse que havia vários estudos os quais mostraram consistentemente um aumento na taxa de câncer de ovário em mulheres que usaram talcos em suas áreas genitais.

Mas ela não pode descartar que o talco em alguns estudos estava contaminado com asbestos (amianto) que causa câncer.

Kevin McConway, estatístico na Universidade Aberta Britânica que não estava envolvido na pesquisa, alertou que para a avaliação da IARC, a “interpretação mais óbvia é na verdade enganosa”.

A agência está visando apenas “responder à pergunta sobre se a substância tem o potencial de causar câncer, sob certas condições que a IARC não especifica”, disse ele.

Visto que os estudos foram observacionais e sendo assim não podem provar causa, “não há uma prova concreta que o uso do talco cause qualquer risco de câncer aumentado”, acrescentou ele.

O anúncio ocorre poucas semanas após a farmacêutica dos EUA e gigante dos cosméticos Johnson & Jonhson ter concordado em pagar US$700 milhões para resolver alegações de que ela enganou clientes em relação à segurança de seus produtos à base de talco.

Fonte: Straits Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tailândia vai fechar lojas duty-free em aeroportos internacionais

Publicado em 8 de julho de 2024, em Ásia

Ela citou que todas as operadoras de negócios duty-free de entrada concordaram em suspender serviços em 8 aeroportos internacionais.

Uma loja duty-free da King Power no Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi na Tailândia (ilustrativa/banco de imagens)

Lojas duty-free em áreas de chegadas de aeroportos internacionais na Tailândia serão fechadas para encorajar mais gastos de visitantes em estabelecimentos domésticos, disse o Gabinete tailandês.

Publicidade

Espera-se que a medida gere até US$96 milhões em novos gastos locais por ano.

Rudklao Intawong Suwankiri, vice-porta-voz do governo tailandês, disse que na semana  passada ministros confirmaram diretrizes para promover a Tailândia como um centro turístico e de gastos, como proposto pelo Ministério das Finanças, divulgado pelo site Bangkok Post.

Ela citou que todas as operadoras de negócios duty-free de entrada concordaram em suspender serviços em 8 aeroportos internacionais: Suvarnabhumi, Don Mueang, Chiang Mai, Phuket, Hat Yai, U-tapao, Samui e Krabi.

Isso se alinha com a política do governo de promover gastos em lojas domésticas.

Informações sobre a data da mudança ainda serão anunciadas.

Lojas duty-free são lojas em aeroportos onde produtos são vendidos sem a aplicação de certos encargos locais ou nacionais. Em alguns países há duty-free shops espalhadas pela cidade.

Fonte: VNE Express

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!