Brigada de estrangeiros em cidade de Kanagawa poderá ser modelo no país

Foi apresentada formalmente uma equipe de brigadistas de incêndio multilíngue para atuar em situação de desastre.

Primeira brigada de estrangeiros em cidade de Kanagawa poderá servir de modelo para o país (Asahi Shimbun)

Para fornecer suporte aos residentes estrangeiros quando da ocorrência de um desastre, a cidade de Aikawa (Kanagawa), apresentou no domingo (7) uma Brigada de Incêndio Funcional e Multilíngue composta por 7 pessoas que possam atuar também como intérpretes.

Publicidade

Além de fornecer orientação e apoio sobre evacuação e também às pessoas que estão nos abrigos, a brigada também participa de treinamentos e eventos da cidade.

A Brigada de Incêndio Funcional e Multilíngue é uma organização que atua utilizando suas habilidades e características, ao contrário de um grupo de brigadistas de incêndio em geral. Os membros são 2 brasileiros, 2 filipinos (tagalog e inglês), cambojano, vietnamita e peruana.

A cidade de Aikawa abriga um grande parque industrial e tem 3,5 mil residentes estrangeiros de mais de 45 países e regiões, representando quase 9% da população da cidade. A cidade posiciona a criação dessa brigada como “a construção de uma nova capacidade local de prevenção de desastres numa sociedade multicultural” e espera torná-la um caso de modelo para todo o país.

Na cerimônia de largada no domingo, Kazuhiko Kojima, chefe do Corpo de Bombeiros da cidade, distribuiu diplomas de nomeação, além de bonés e jaquetas.

No dia do Grande Terremoto no Leste do Japão em 2011, Júlia Mayumi Yamashita, 54 anos, brasileira e líder da brigada, estava visitando uma escola primária com os alunos do jardim de infância brasileiros para quem ensinava japonês. As crianças japonesas responderam com calma ao tremor repentino, mas os alunos do jardim de infância supostamente entraram em pânico. “Quero transmitir informações às pessoas de outros países e ajudar uns aos outros junto com os japoneses quando estão em apuros”, declarou.

Norma Yamashiro, 45 anos, peruana, muitas vezes vê moradores das redondezas incapazes de ler o japonês nos avisos comunitários circulares e apenas os passam para frente. “Estando na brigada quero ensinar-lhes o que não entendem”, disse.

Fonte: Asahi Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Perigo de explosão e incêndio das baterias não originais

Publicado em 10 de julho de 2024, em Dicas Especiais

Embora os preços sejam tentadores, as baterias não originais colocam a vida do usuário em risco, podendo feri-lo gravemente pela explosão ou causar incêndio em casa.

Segunda explosão de uma bateria não original de bicicleta assistida (NITE)

As baterias não genuínas acabam sendo atrativas pelo preço relativamente baixo, mas existe sério risco de incêndio. O Instituto Nacional de Tecnologia e Avaliação (NITE) informou que ocorreram 235 incêndios causados por baterias não originais nos últimos 10 anos até 2023.

Publicidade

A foto mostrada pelo NITE é de uma bateria não original usada em bicicleta eletricamente assistida. Enquanto recebia carga, houve uma explosão inicial com fogo e depois, aparentemente, parou. Mas logo em seguida ocorreu uma nova explosão com chamas e bastante fumaça.

Segundo o NITE, tem havido um aumento acentuado de ocorrências causadas por essas baterias não genuínas, principalmente em ferramentas elétricas usadas para DIY (acrônimo de do it yourself que significa faça você mesmo), desde 2019, quando as pessoas começaram a produzir coisas artesanais em casa, como móveis, soldagens, decoração, etc.

Outro eletrodoméstico causador da explosão da bateria é o aspirador de pó recarregável. 

Dentre os incêndios, houve alguns que destruíram todo o edifício.

O NITE recomenda que sempre que for comprar um eletrodoméstico ou fazer a reposição da bateria, não olhe só o preço, mas principalmente a questão da segurança. 

Assista ao vídeo da explosão da bateria não original da bicicleta.

Esse outro vídeo é da explosão de um outro tipo de bateria, igualmente não original.

Fonte: Nagoya TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!