Calor extremo, perigoso à saúde, continua na segunda-feira

O domingo foi de calor extremo em muitas das cidades, tanto de Kanto quanto de Tokai, e a previsão é que continue. Alerta de insolação em grande parte.

Foto ilustrativa de calor de 40ºC (PM)

Na segunda-feira (29) a previsão é de calor intenso novamente, tanto que o WBGT, do governo e da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), emitiu alerta à insolação para 38 das 47 províncias do Japão. 

Publicidade

Mesmo que as províncias de Fukui, Osaka e Okinawa estejam com aviso de temperatura superior a 31ºC e não sejam alvo preliminarmente do alerta à insolação, pode ser que no decorrer do dia seja emitido alerta

A temperatura superior a 31ºC já indica cuidado contra a insolação, o que deve ser redobrado para as acima de 35ºC. 

Calor insuportável e perigoso no domingo pode continuar durante a semana

38 das 47 províncias do Japão sob alerta de insolação na segunda-feira (WBGT)

No domingo, a cidade de Ichihara (Chiba) chegou aos 39,8ºC, foram 39,2ºC em Hamamatsu (Shizuoka), 38ºC em Okazaki (Aichi), 38,4ºC em Minami Ise e Kuwana (Mie), 37,4ºC em Nagoia (Aichi), entre outras.

Essa onda de calor deverá continuar durante toda a semana, por isso todo cuidado é pouco. Além de buscar ambientes com ar-condicionado é necessário hidratar bem o corpo e buscar ter qualidade de sono.

É preciso muito cuidado com a exaustão do verão ou natsubate em japonês. Para saber como evitar, toque aqui

Previsão da temperatura máxima até 4 de agosto (WeatherMap)

Fontes: WBGT, CBC TV e WeatherMap

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mais chuva intensa está prevista para a região Tohoku

Publicado em 28 de julho de 2024, em Tempo

Chuva torrencial localizada e com raios afetará Tohoku, e aguaceiros intermitentes são possíveis principalmente em áreas na costa do Mar do Japão até a terça-feira (30).

Casa submersa em Yamagata (NHK)

Mais chuva intensa está prevista até por volta de terça-feira (30) na região Tohoku, no norte do arquipélago, principalmente nas áreas costeiras do Mar do Japão das províncias de Yamagata e Akita.

Publicidade

Tohoku foi afetada por precipitações recordes, visto que uma frente chuvosa sazonal se tornou ativa e aguaceiros fizeram com que o Rio Mogami e outros transbordassem, submergindo algumas áreas e causando deslizamentos.

Os níveis dos rios continuam altos na província de Yamagata, e o solo está solto, principalmente no norte de Tohoku.

A frente chuvosa sazonal que se estendeu novamente sobre Tohoku no sábado (27) está fazendo com que nuvens de chuva se desenvolvam em partes das províncias de Aomori e Miyagi, assim como no sul de Hokkaido.

Alertas de deslizamento foram emitidos para algumas partes de Miyagi.

A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) diz que chuva torrencial localizada e com raios provavelmente afetará Tohoku, e aguaceiros intermitentes são possíveis principalmente em áreas ao longo da costa do Mar do Japão até a terça-feira.

Nas 24 horas até a noite de domingo (28), até 150mm de chuva são esperados em áreas costeiras de Tohoku ao longo do Mar do Japão, e 120mm em áreas no lado do Pacífico da região.

Segundo a AMJ, no período de 24 horas até a noite de segunda-feira (29) até 200mm de chuva estão previstos para o lado do Mar do Japão e 150mm no lado do Pacífico.

A AMJ diz que mesmo uma pequena quantidade de chuva pode elevar os riscos de desastres em áreas onde margens de rios forram danificadas ou o solo está solto.

Pessoas são orientadas a ficarem em alerta contra transbordamento de rios, inundações e deslizamentos e garantir sua segurança ao, por exemplo, evacuar antes da chuva se intensificar.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão