Neste ano, pela primeira vez, o Festival Brasil&Latino, que será realizado pela Câmara de Comércio Brasileira no Japão (CCBJ) nos dias 20 e 21 de julho, terá a participação de escolas de samba do Carnaval de Asakusa, considerado o maior Carnaval fora do Brasil.
Serão dois dias com muito samba de manhã até à noite. O Parque Yoyogi, em Tóquio, vai estar em clima de Carnaval. Haverá desfile das escolas de samba e apresentação no palco também. Para isso, a CCBJ conta com o apoio da Associação das Escolas de Samba de Asakusa (AESA).
Estão confirmadas as participações das seguintes escolas: G.R.E.S. Alegria, G.R.E.S. Bárbaros, G.R.E.S. Bosque da Liberdade, G.R.E.S. Liberdade, G.R.E.S. União dos Amadores. Bateria, passistas, mestre-sala e porta bandeira e muita animação vão rolar na programação do Festival Brasil&Latino.
O Asakusa Samba Carnival ou Carnaval de Asakusa é um desfile de Carnaval que reúne escolas de samba com membros japoneses. Geralmente acontece entre agosto e setembro, em Asakusa, Tóquio, desde 1981. Em 2024, o Carnaval de Asakusa está previsto em 15 de setembro.
Conheça as Escolas de Samba do Japão
G.R.E.S. ALEGRIA – O Grêmio Recreativo Escola de Samba Alegria usa a palavra “alegria” no nome. Ela é formada por integrantes apaixonados pelo samba que buscam curtir a vida. Fundada em novembro de 1995 num festival local em Warabi (Saitama), a escola participa anualmente do Carnaval de Asakusa, na primeira divisão, desde 2001. A meta é transmitir alegria ao público através do samba.
G.R.E.S. BÁRBAROS 0- O Grêmio Recreativo Escola de Samba Bárbaros foi criado no dia 1 de agosto de 1980 pela iniciativa dos integrantes que amam festivais de Asakusa e participam do Carnaval de Asakusa desde a primeira edição. Na época da criação, era difícil ter acesso a informações sobre o samba no Japão. Os fundadores iam até o Brasil em busca de instrumentos e também para aprofundar os conhecimentos sobre o samba. E essa postura que valoriza a autenticidade é mantida até hoje entre os integrantes que se orgulham de terem participado de todas as 31 edições do Carnaval de Asakusa, das quais foram campeões 18 vezes. A escola, cuja bandeira é azul e branca, é a única que tem o título de campeão no Brasil.
G.R.E.S. LIBERDADE – O Grêmio Recreativo Escola de Samba Liberdade foi fundado em 1991 e desde então os integrantes atuam com o objetivo de curtir o samba espontaneamente. Os membros são pessoas comuns, de uma ampla faixa etária, mas quando reunidos, conseguem produzir forte energia, respeitando o brilho original da personalidade de cada um e juntando as paixões para focar no único objetivo. As cores da escola são laranja e amarelo. Participam anualmente do Carnaval de Asakusa desde a primeira edição e também de outros eventos e desfiles realizados na região Kanto.
G.R.E.S. UNIÃO DOS AMADORES – Uma das maiores escola de samba estudantis, composta principalmente por universitários da região de Kanto. O Grêmio Recreativo Escola de Samba União dos Amadores é um grupo jovem, mas ao mesmo tempo já possui uma longa história no Carnaval de Asakusa, participando anualmente do evento desde a primeira edição. É uma verdadeira representação do contraste entre o novo e o tradicional. Os integrantes da escola amam o sol e têm paixão sem limite pelo samba.
G.R.E.S. BOSQUE DA LIBERDADE – O grupo foi formado em 1998 por alunos da escola Jiyu no Mori Gakuen, que aprendiam samba num curso opcional oferecido pela instituição, contando com participação também de outros integrantes. O Grêmio Recreativo Escola de Samba Bosque Da Liberdade estreou no Carnaval de Asakusa em 2000 como a primeira equipe composta por estudantes do Ensino Médio. Em 2013, venceu a Liga S2 pela primeira vez e conseguiu realizar o que tanto ansiava: ser promovida à Liga S1. Além dos estudantes matriculados no curso, a equipe conta também com os ex-alunos e professores. A meta é que o maior número possível de alunos participantes apreciem o samba para o resto das suas vidas. O diferencial é a performance de dança e música que exala energia juvenil.
Programação
O Festival Brasil&Latino também terá outros ritmos no palco como MPB, bossa nova, forró, pagode, sertanejo, rap, rock e latino. A CCBJ convida a todos para curtir essa brasilidade em Tóquio. Neste ano, o convidado especial é o cantor Supla que vai fechar o show de domingo, no dia 21 de julho. Ele vem especialmente do Brasil para essa apresentação no Festival Brasil&Latino. Supla completa 40 anos de carreira. Com estilo rock, punk, hardcore e bossa nova, ele também canta músicas que fazem referência ao Japão como “Eu vou até Tokyo” e “Japa Girl”. Ele fez show no Japão em 2004 e volta depois de 20 anos.
O evento também recebe outros três artistas consagrados do Brasil: Ricardo Bacelar, Heitor Mendonça, Netto Pio, além da participação de muitos artistas da comunidade brasileira no Japão, japoneses e latinos.
Serviço
Data: 20 e 21 de julho, das 11h às 20h
Local: Parque Yoyogi, Tóquio
Entrada franca
Realização: Câmara de Comércio Brasileira no Japão
Apoio: Embaixada do Brasil em Tóquio, Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão