Segundo informações da imprensa, de quarta-feira (31), o Ministério de Terras, Infraestruturas, Transportes e Turismo do Japão (MLIT) irá ordenar à Toyota Motor uma reforma drástica devido à descoberta de fraudes nas certificações da designação de 3 modelos, cuja produção ainda está suspensa.
A certificação da designação de modelo é um compilado de resultados de testes que devem estar de acordo com as normas para a produção em massa do veículo em questão.
Segundo fontes da mídia, o MLIT decidiu emitir em breve uma ordem de correção, que é uma penalidade administrativa, com base na Lei dos Veículos de Transporte Rodoviário
Caso essa ordem seja emitida para a Toyota, será a primeira vez no país.
Fraudes foram descobertas nas 5 montadoras – Toyota, Honda, Mazda, Suzuki e Yamaha – em 3 de junho deste ano.
Enquanto as 4 montadoras puderam retomar sua produção após o resultado da investigação in loco do MLIT, sem problemas, a Toyota foi a única a passar por uma segunda inspeção.
Em relação à Toyota Motor, nessa ocasião, em junho, os alvos da investigação eram 7 modelos no total, dos quais 4 não estão mais em linha de produção. Os que continuam em produção são o Yaris Cross, Corolla Axio e Corolla Fielder, fabricados nas duas plantas da região Tohoku.
Em 5 de julho a Toyota Motor informou que nenhum novo caso de fraude foi encontrado durante a investigação interna nos últimos 10 anos. Mas, segundo as fontes da imprensa, parece que houve sim, mas em um ou mais modelos diferentes dos anteriormente apontados.
Assim, em breve os executivos da Toyota Motor deverão ser convocados pelo MLIT para que a citação (ordem de ação corretiva) seja entregue em mãos, para melhorar sua estrutura organizacional na questão da preparação da certificação de designação de modelo.
Fontes: NHK e Nikkei