A onda de calor continua e na segunda-feira (8) os termômetros deverão subir novamente, ao ponto de colocar vidas em risco.
No dia anterior, domingo (7), a cidade de Shizuoka teve máxima de 40ºC. Na cidade de Seiyo (Ehime), um homem de 63 anos foi encontrado desmaiado na sua horta e foi a óbito 2 horas depois no hospital. Um idoso, 81 anos, estava cortando o mato com os amigos, pouco depois das 8h de domingo, e desmaiou. A morte por insolação foi confirmada no hospital de Iga (Mie).
Na região Tokai as temperaturas foram elevadas. Nas cidades de Nagoia e Gifu foram constatadas máximas de 37,7ºC e em Tsu, 37,5ºC. Em Tajimi (Gifu) e Matsuzaka (Mie), os termômetros marcaram 38ºC.
Na segunda-feira, a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) e o Ministério do Meio Ambiente emitiram alerta de vigilância à insolação novamente, para 22 províncias.
- Kanto: Ibaraki, Gunma, Saitama, Tóquio, Chiba e Kanagawa
- Tokai: Shizuoka, Mie e Aichi
- Kinki: Shiga e Wakayama
- Chugoku: Shimane
- Shikoku: Tokushima e Ehime
- Kyushu: Fukuoka, Oita, Nagasaki, Kumamoto, Miyazaki e Kagoshima (incluindo Amami)
- Okinawa: exceto a ilha de Daito
Estão previstas temperaturas máximas de 37ºC em Tóquio e Nagoia. As províncias de Kanto, parte de Hokuriku, Tokai, Kinki e até Kyushu, que não foram sinalizadas com alerta deverão ter temperatura igual ou superior a 31 graus Celsius, portanto, também merecem atenção e prevenção à insolação.
Por isso, cuidado com a hidratação e procure buscar ambientes refrigerados.
Essa onda de calor deverá dar uma trégua no meio da semana, trazendo de volta o clima típico da estação chuvosa.
Fontes: WBGT, NHK, Nagoya TV, Tenki e JNN