O risco de insolação aumentou consideravelmente com os dias de calor ao nível perigoso. No período entre 1 a 7 deste mês, foram socorridas de ambulância 9.105 pessoas, em todo o país, segundo a Agência de Gestão de Incêndios e Desastres do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações.
De acordo com a subsidiária da seguradora Sumitomo Seimei, houve um aumento de novos inscritos para o seguro contra a insolação, somando 65 mil adesões até 11 deste mês.
Esse número é superior aos 63 mil inscritos de 2022, que havia sido recorde.
Seguros contra insolação
É recomendado às famílias, especialmente as que têm crianças pequenas e idosos em casa, pois são mais vulneráveis à insolação. Mas, com o calor deste ano, todos se tornam vulneráveis.
O seguro contra insolação é chamado de 熱中症お見舞い金 (lê-se necchusho omimai-kin). As inscrições, em geral, são feitas no período de abril a outubro.
Cobre despesas hospitalares com soro e internação por insolação. Como não há período de carência, vale a partir da data da adesão, pelo valor mínimo de ¥200 por mês, dependendo do plano escolhido. Se escolher pagar por período, o valor diário do seguro muda.
Dependendo do número de pessoas da família o valor do seguro muda.
No plano fácil, o prêmio paga 5 mil ienes pelo tratamento e 10 mil ienes para o caso de internação hospitalar. Esses valores mudam de acordo com o plano.
A forma mais rápida e fácil de se inscrever e fazer o pagamento de forma automática é pelo app PayPay (em japonês).
Outra empresa que oferece planos parecidos é a operadora DoCoMo (também em japonês). Por isso, se for usuário, essa pode ser uma boa opção.
Fontes: ANN, PayPay e DoCoMo