Sábado de calor insuportável: 22 províncias sob alerta de insolação

No dia de folga quase a metade das 47 províncias está sob alerta de vigilância à insolação. Em Nagoia houve morte na sexta-feira.

Foto ilustrativa de mulher com calor (PM)

As temperaturas deverão subir bastante também no sábado (6), chegando a mais de 35 graus Celsius em muitos locais, causa da emissão de alerta de vigilância à insolação em 22 das 47 províncias.

Publicidade

No dia anterior, sexta-feira (5), somente na região Tokai 113 pessoas foram socorridas com insolação, sendo que uma foi encontrada morta em Nagoia durante o trabalho. Na região Kanto, 343 foram transportadas de emergência pelas ambulâncias, incluindo crianças, adolescentes e jovens.

Às 6h50 de sábado, a cidade de Tsu (Mie) já registrava temperatura de 30,6ºC. Segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), espera-se temperatura máxima elevada, em alguns locais, de calor perigoso para o corpo:

  • 38ºC na cidade de Shizuoka
  • 37ºC em Nakatsu (Oita)
  • 36ºC nas cidades de Saitama, Kofu, Yamaguchi, Oita, Miyazaki e Kagoshima
  • 35ºC nas  cidade de Ichinoseki (Iwate), Maebashi (Gunma), centro de Tóquio, Osaka, Okayama, Hiroshima, Matsuyama e Fukuoka. 

As 22 províncias sob alerta de vigilância à insolação são as listadas abaixo, por região. Isso não quer dizer que em outras províncias não há risco, pois as coloridas em vermelho deverão ter máxima superior a 31ºC.

  • Kanto: Saitama, Tóquio, Chiba e Kanagawa
  • Tokai: Shizuoka e Mie
  • Kinki: Hyogo e Wakayama
  • Chugoku: Hiroshima, Shimane e Tottori
  • Shikoku: Tokushima, Ehime e Kochi
  • Kyushu: todas, exceto Saga
  • Okinawa: todas as ilhas 

As recomendações são evitar exercícios extenuantes e passeios desnecessários, além de usar o ar-condicionado em casa e no carro.

Os idosos e as crianças são particularmente suscetíveis à insolação, por isso incentive a sua família e outras pessoas ao seu redor a terem cuidado. Lembre-se de cuidar dos pets também.

Mapa da insolação e temperaturas elevadas (WBGT)

Fontes: WBGT, Nagoya TV e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Cidade em Mie registra a temperatura mais alta no Japão neste verão

Publicado em 6 de julho de 2024, em Tempo

A AMJ alertou a população e pede que medidas para prevenir a insolação sejam tomadas.

Cidade de Matsusaka registrou temperatura beirando os 40ºC na sexta-feira, 5 de julho de 2024 (ilustrativa/banco de imagens)

O distrito de Kayumi, na cidade de Matsusaka (Mie), registrou temperatura de 39,7ºC na tarde de sexta-feira (5), a mais alta no país até agora neste verão, de acordo com a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ).

Publicidade

Da parte sul da região Tohoku, no nordeste do arquipélago, à Okinawa, província do extremo sul, as temperaturas subiram drasticamente devido a um sistema de alta pressão no Pacífico.

O número de locais onde as temperaturas atingiram os 35ºC ou mais situou-se a 137 desde as 14h, o maior até agora neste ano.

A AMJ alertou a população e pede que medidas para prevenir a insolação sejam tomadas.

Os termômetros chegaram a 38,9ºC em Obama (Fukui), e 37,9ºC em Toyooka (Hyogo) e Naka (Tokushima), ambas no oeste do Japão.

Fonte: Nippon

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão