Tufão Gaemi causa mortes e feridos em Taiwan e Filipinas

O tufão foi devastador em Taiwan e também nas Filipinas, causa de desastres, gerando mortes e feridos.

Aos fundos se vê o carro que foi atingido pelo telhado que caiu e os estilhaços dele estão sobre o asfalto (ANN)

O terceiro tufão do ano, o Gaemi, grande e extremamente forte, que passou pelas ilhas do sul de Okinawa e se aproximou direto sobre Taiwan, na quarta-feira (24), causou danos.

Publicidade

Segundo as autoridades de Taiwan, do condado de Hualien, onde teve o forte terremoto em abril deste ano, o telhado do último andar de um edifício foi arrancado pelos ventos fortíssimos, parte dele acabou caindo sobre a traseira de um carro estacionado na rua.

A mãe e o filho de 6 anos, que estavam no assento traseiro, foram gravemente feridos. A criança está em estado de coma e a mãe, de 45 anos, morreu.  

Árvore derrubada no condado de Hualien, em Taiwan, interrompendo o tráfego (ANN)

Segundo as autoridades taiwanesas, até as 20h de quarta-feira, 2 pessoas morreram, incluindo essa mãe, e 201 ficaram feridas, em consequência dos danos causados pelo tufão Gaemi.

Para evitar danos aos residentes de Taiwan, foram tomadas medidas para fechar escolas e empresas em vasta área na quinta-feira (25).  

Tufão afeta Filipinas, com 13 mortes

Embora o tufão Gaemi não tenha assolado diretamente as Filipinas como em Taiwan, a sua área de tempestade, com fortes chuvas e ventos, causou um deslizamento na província de Batangas, ao sul de Manila, matando uma gestante e 3 crianças de 9 aos 15 anos.

Além disso, uma árvore caiu sobre uma pessoa em outra aldeia de Batangas, causando a morte dela. O total de mortes pelos danos causados pelo tufão aumentou para 13. O número de vítimas subiu para 600 mil pessoas, por causa das catástrofes, por causa das inundações nas últimas 24 horas, especialmente na área metropolitana de Manila. As inundações danificaram casas e carros. Centenas e milhares de pessoas foram evacuadas.

Fontes: ANN e Chuo Nippo

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Queda populacional no Japão e recorde de residentes estrangeiros

Publicado em 25 de julho de 2024, em Sociedade

O declínio populacional do Japão é muito sério, pois o número de mortes foi maior do que o de nascimentos. Por outro lado, recorde de residentes estrangeiros.

Povo nas ruas do Japão (PM)

Com base no Registro Básico de Residentes divulgado pelo Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão (SOUMU) na quarta-feira (24), a soma do total da população de japoneses em 1.º de janeiro de 2024 resultou em 121.561.801, uma diminuição de 861.237 (0,70%) em relação ao ano anterior. Essa queda foi pelo segundo ano consecutivo e a maior de sempre.

Publicidade

Embora Tóquio tenha registrado um ligeiro aumento pela primeira vez em 3 anos, de 3.933 pessoas (0,03%), nas 46 províncias se vê declínio.

O aumento populacional de Tóquio parece ser uma reação ao movimento de pessoas para o interior durante a pandemia do coronavírus, mas que estão voltando para a capital. 

Das 46 províncias, Akita teve a maior taxa de declínio da população (1,83%), seguida por Aomori (1,72%) e Iwate (1,61%). A menor taxa de redução foi de 0,24% em Okinawa.

O número de nascimentos em 2023 foi o mais baixo de todos os tempos, de 729.367 bebês. Por outro lado, ocorreu a letalidade excessiva, pois o número de mortes foi maior, de 850.360. Esse aumento de mortes foi pelo 16.º ano consecutivo.

Residentes estrangeiros: aumento de 11%

Gráfico dos residentes estrangeiros, desde 2013 e recorde em 2024 (NHK)

O número de residentes estrangeiros aumentou 329.535 (11,01%) em relação ao ano anterior, para 3.323.374, o maior número desde 2013, quando começaram as estatísticas. Pela primeira vez, o número ultrapassou os 3 milhões. 

Acredita-se que isto se deva ao fato do abrandamento das medidas fronteiriças implementadas pelo governo, ainda durante a pandemia, em abril de 2023. Desde então, o número de estrangeiros que vêm ao Japão para trabalhar ou estudar tem aumentado. 

As 5 províncias com maior número de residentes estrangeiros são:

  1. Tóquio com 647.416
  2. Aichi com 301.924
  3. Osaka com 296.579
  4. Kanagawa com 260.163
  5. Saitama com 230.234

Residentes estrangeiros por província (NHK)

População total e as províncias mais populosas, incluindo estrangeiros

A população total das 3 principais áreas metropolitanas de Tóquio, Nagoia e Osaka, incluindo estrangeiros, é de 66.041.511. Embora tenha diminuído por quatro anos consecutivos, ainda representa mais de 50% da população total.

A população total do Japão, incluindo japoneses e estrangeiros, é de 124.885.175, uma redução de 531.702 (0,42%) em relação ao ano anterior. Veja a tabela abaixo, da população por província, incluindo os estrangeiros.

População por província (NHK)

Fontes: Mainichi e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão