O terceiro tufão do ano, o Gaemi, grande e extremamente forte, que passou pelas ilhas do sul de Okinawa e se aproximou direto sobre Taiwan, na quarta-feira (24), causou danos.
Segundo as autoridades de Taiwan, do condado de Hualien, onde teve o forte terremoto em abril deste ano, o telhado do último andar de um edifício foi arrancado pelos ventos fortíssimos, parte dele acabou caindo sobre a traseira de um carro estacionado na rua.
A mãe e o filho de 6 anos, que estavam no assento traseiro, foram gravemente feridos. A criança está em estado de coma e a mãe, de 45 anos, morreu.
Segundo as autoridades taiwanesas, até as 20h de quarta-feira, 2 pessoas morreram, incluindo essa mãe, e 201 ficaram feridas, em consequência dos danos causados pelo tufão Gaemi.
Para evitar danos aos residentes de Taiwan, foram tomadas medidas para fechar escolas e empresas em vasta área na quinta-feira (25).
Tufão afeta Filipinas, com 13 mortes
Embora o tufão Gaemi não tenha assolado diretamente as Filipinas como em Taiwan, a sua área de tempestade, com fortes chuvas e ventos, causou um deslizamento na província de Batangas, ao sul de Manila, matando uma gestante e 3 crianças de 9 aos 15 anos.
Além disso, uma árvore caiu sobre uma pessoa em outra aldeia de Batangas, causando a morte dela. O total de mortes pelos danos causados pelo tufão aumentou para 13. O número de vítimas subiu para 600 mil pessoas, por causa das catástrofes, por causa das inundações nas últimas 24 horas, especialmente na área metropolitana de Manila. As inundações danificaram casas e carros. Centenas e milhares de pessoas foram evacuadas.
Fontes: ANN e Chuo Nippo