A rede McDonald’s reportou uma queda surpresa nas vendas no mundo na segunda-feira (29), seu primeiro declínio em 13 trimestres, visto que consumidores estão se distanciando de itens de preço alto no menu, incluindo Big Macs.
A inflação persistente forçou consumidores de baixa renda a mudarem para opções de comida mais acessíveis em casa.
Isso fez com que redes de fast food como a McDonald’s, Burger King, Wendy’s e Taco Bell se apoiassem em refeições mais baratas para aumentar o tráfego de clientes.
As ações do McDonald’s, que caíram 15% neste ano, subiram 4% após executivos da companhia terem dito que uma oferta de refeição de US$5 lançada no fim de junho vendeu acima das expectativas.
Eles disseram que a companhia estava trabalhando com franquias em uma tentativa de estendê-la além de agosto.
A companhia disse que seria mais seletiva com aumentos de preços para proteger a lucratividade.
“Embora as coisas (tráfego) estejam fracas agora, elas devem melhorar na outra metade do ano com melhor valor no menu”, disse Brian Mulberry, gerente de portfólio de clientes na Zacks Investment Management.
Uma recuperação mais lenta do que a esperada na China e o conflito no Oriente Médio prejudicaram o desempenho do segmento de negócios do McDonald’s onde restaurantes são operados por suas parceiras locais, enquanto as vendas caíram 1.3% comparadas com um aumento de 14% no ano anterior.
Companhias como a McDonald’s e a Starbucks também sofreram com boicotes de consumidores ligados à guerra em Gaza, os quais afetaram suas vendas em mercados no Oriente Médio.
Fonte: Channel News Asia