Por volta das 4h de quinta-feira (15), ocorreu uma queda de energia em larga escala em partes da cidade de Osaka e da cidade de Moriguchi (Osaka). De acordo com a Kansai Electric Power Transmission and Distribution, a queda de energia foi resolvida após cerca de quatro horas, mas ainda afetou cerca de 244,6 mil locais. Como resultado, atrasou a vida de mais de 50 mil passageiros das linhas Keihan e JR.
Segundo a Kansai Electric Power, acredita-se que a causa do apagão tenha sido um mau funcionamento em uma linha de transmissão de energia subterrânea na cidade de Osaka, que impactou em várias outras, por isso está sendo realizada uma investigação mais aprofundada.
A queda de energia ocorreu em 9 bairros da cidade de Osaka, incluindo Joto-ku, Higashinari-ku, Kita-ku e algumas áreas da cidade de Moriguchi.
Na Keihan Electric Railway, um total de 84 trens sofreram atrasos, afetando aproximadamente 30 mil passageiros, incluindo a suspensão da operação em todas as linhas da Linha Principal Keihan entre Yodoyabashi e Kyobashi e a Linha Nakanoshima.
A JR West suspendeu um total de 43 linhas, incluindo as de Gakkentoshi, Osaka Loop, Tozai e Takarazuka, afetando aproximadamente 25 mil passageiros.
Além disso, com o calor, as pessoas ficaram sem poder usar o ar-condicionado, os policiais tiveram que ir às vias públicas para fazer a sinalização já que os semáforos pararam, sem falar nos supermercados e lojas de conveniência fortemente impactados, perdendo seus congelados e outros produtos como sorvetes que derreteram.
Fontes: Asahi, NHK, KTV e FNN