Na segunda investigação in loco do Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão (MLIT) na Toyota Motor a equipe encontrou mais irregularidades na certificação de designação de modelo. Uma vez que foi determinado emitir uma ordem corretiva, parece que foi reconhecida como uma fraude grave.
No caso da Toyota, os modelos com fraude, inicialmente, em junho deste ano, eram 7, sendo que 4 deles já não são fabricados. Os 3 modelos – Yaris Cross, Corolla Axio e Corolla Fielder – fabricados nas duas plantas da região Tohoku estão com a produção e a expedição suspensas.
Segunda investigação: mais 7 modelos com fraude
No entanto, na segunda investigação in loco realizada em julho, a equipe do MLIT descobriu fraude em mais 7 modelos, tanto para o mercado doméstico quanto para o exterior. Apresentaram irregularidades nos testes de dispositivos de proteção de passageiros.
Dentre eles, 3 já não estão mais em linha de produção, pois são modelos mais antigos: Prius α, Camry e Lexus RX.
A Toyota Motor continua produzindo os demais 4 modelos – Noah/Voxy, RAV4, Harrier e Lexus LM – para os quais parece que não precisará suspender a produção porque cumprem com as normas de segurança.
Linha de produção suspensa em Aichi
No entanto, o jornal Nikkei informou que a Toyota Autobody, planta de Fujimatsu, na cidade de Kariya (Aichi), que produz os modelos Noah e Voxy, está com uma linha de produção suspensa desde segunda-feira (29).
Como tiveram a confirmação que estão de acordo com as normas, há programação para retornar à produção e à expedição gradativamente. Os demais modelos que são voltados para o mercado externo já foram aprovados pelas autoridades estrangeiras.
Com a descoberta dessas irregularidades nos modelos da Toyota Motor, o total com fraude na certificação de designação de modelo sobe para 14.
Fontes: NetDenJd, Nikkei e JNN