Mecanismo do sismo de Miyazaki e porque não ocorreu o temido megaterremoto

Poderia ter ocorrido o temido megaterremoto com o deslocamento de uma das placas tectônicas. Veja o mecanismo.

Queda de telhado e objetos por causa do terremoto, na cidade de Miyazaki (JNN)

O terremoto de magnitude 7,1 que ocorreu em Hyuga-Nada, na costa da província de Miyazaki, na tarde de quinta-feira (8), foi um sismo reverso que ocorreu na fronteira entre as placas tectônicas, uma do arquipélago japonês, e a outra do Mar das Filipinas, uma zona de subducção.  

Publicidade

A tensão estava acumulada na placa tectônica do lado terrestre do Japão. Quando a deformação atinge seu limite, a tensão é liberada e ocorre uma colisão com a outra placa tectônica, nesse caso das Filipinas, o que causou a ocorrência do terremoto

O megaterremoto Nankai Trough, de magnitude 8 a 9, deverá ocorrer em um futuro próximo, causado pelo movimento (afastamento ou colisão) dos limites entre as duas placas tectônicas. Com essa ocorrência aumentou a probabilidade de acontecer o temido megaterremoto.

Infográfico do mecanismo: Sankei

Mas, ele não ocorreu desta vez porque a área do movimento foi relativamente pequena e a uma profundidade rasa, tendo como consequência o tsunami.

Logo depois, a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) iniciou investigações sobre a possível relação com um potencial megaterremoto, o que gerou pela primeira vez o aviso  de “informações extraordinárias do terremoto Nankai Trough”, mobilizando o governo, os governadores de cada uma das 29 províncias e os prefeitos das 707 cidades que seriam afetadas em maior ou menor grau com os desastres. 

Veja o tremor de intensidade 6 fraca que durou pouco mais de 30 segundos.

Fonte: Sankei 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

O que fazer se mora em uma das 29 províncias alvo do aviso de possível megaterremoto

Publicado em 9 de agosto de 2024, em Prevenção

Para salvar sua vida e a de sua família em meio aos desastres causados por um terremoto seguido de tsunami, é preciso estar preparado. Veja como.

Imagem feita em CG, pelo Gabinete, da simulação do tsunami na costa do Japão (Gabinete)

Depois da ocorrência do forte terremoto Hyuga-Nada, na província de Miyazaki, na tarde de quinta-feira (8), Agência de Gestão de Incêndios e Desastres do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações já se comunicou com os governadores das 29 províncias, e prefeitos das 707 cidades, alvos do aviso de “ informações extraordinárias do terremoto Nankai Trough”.

Publicidade

Aumentou a possibilidade da ocorrência de um megaterremoto ou um forte abalo sísmico nessa área do Nankai Trough (Fossa de Nankai), seguido de um  tsunami

Assim, cada governador já se reuniu com sua equipe de contramedidas para seguir as orientações do Gabinete, da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) e da Agência de Gestão de Incêndios e Desastres.

Sem apelar para a evacuação preventiva, cada governador pede à população reavaliar as medidas preventivas urgentemente.

Quais são as medidas preventivas contra desastres causados pelo terremoto

707 cidades de 29 províncias (TVK)

O primeiro pedido das autoridades é tomar cuidado com as notícias falsas (fake news) que já estão sendo espalhadas na web. 

As medidas preventivas são:

  • Conferir se os móveis como cômodas, estantes, armários e guarda-roupas estão presos com instrumentos adequados para evitar queda durante o terremoto
  • Verificar se a mochila de emergência está em ordem (deixá-la na porta), reforçando a quantidade de água mineral por causa do calor, e ter sempre lanternas ou velas a LED 
  • Separar os capacetes 
  • Antes de dormir deixe seus sapatos, carteira com documentos e seu smartphone perto da cama. Se usa lentes de contato, recomenda-se deixar os óculos na mochila ou junto com esses itens
  • Deixar a banheira cheia de água durante essas duas semanas para usar no toalete
  • Verifique a rota de evacuação e onde fica o abrigo (fornecido pela prefeitura). Se mora na zona costeira, verifique de antemão onde ficam os locais que pode se abrigar, em caso de tsunami. Esses locais são chamados de takadai em japonês
  • Combine com sua família onde vão se encontrar no caso de terremoto e tsunami
  • Ensine seus filhos a usar o telefone público, no caso da rede de telefonia celular ficar inviável

Se tem parentes que residem em área segura, pode considerar pedir para passar uns dias, por precaução.  

Por outro lado, os governadores, junto com os prefeitos, estão verificando as reservas de suprimentos, os locais que poderão servir de abrigo e outras providências imediatas.

Portanto, para salvar a sua vida e a de sua família, recomenda-se seguir as medidas preventivas, especialmente nessa primeira semana após o terremoto de Miyazaki ou até que o governo avise que essas precauções foram suspensas.

Assista a um vídeo produzido em computação gráfica, pelo Gabinete, simulando o megaterremoto nas principais cidades. É de arrepiar.

https://video.mainichi.jp/detail/video/5716372994001 

Assista a um vídeo de um especial produzido pela NHK, sobre o Terremoto Nankai Trough.

https://youtu.be/V9e5yuZ1CxA

Fontes: Gov. Shizuoka, Nagoya TV, NHK, Bousai e KTV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão