O que fazer se mora em uma das 29 províncias alvo do aviso de possível megaterremoto

Para salvar sua vida e a de sua família em meio aos desastres causados por um terremoto seguido de tsunami, é preciso estar preparado. Veja como.

Imagem feita em CG, pelo Gabinete, da simulação do tsunami na costa do Japão (Gabinete)

Depois da ocorrência do forte terremoto Hyuga-Nada, na província de Miyazaki, na tarde de quinta-feira (8), Agência de Gestão de Incêndios e Desastres do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações já se comunicou com os governadores das 29 províncias, e prefeitos das 707 cidades, alvos do aviso de “ informações extraordinárias do terremoto Nankai Trough”.

Publicidade

Aumentou a possibilidade da ocorrência de um megaterremoto ou um forte abalo sísmico nessa área do Nankai Trough (Fossa de Nankai), seguido de um  tsunami

Assim, cada governador já se reuniu com sua equipe de contramedidas para seguir as orientações do Gabinete, da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) e da Agência de Gestão de Incêndios e Desastres.

Sem apelar para a evacuação preventiva, cada governador pede à população reavaliar as medidas preventivas urgentemente.

Quais são as medidas preventivas contra desastres causados pelo terremoto

707 cidades de 29 províncias (TVK)

O primeiro pedido das autoridades é tomar cuidado com as notícias falsas (fake news) que já estão sendo espalhadas na web. 

As medidas preventivas são:

  • Conferir se os móveis como cômodas, estantes, armários e guarda-roupas estão presos com instrumentos adequados para evitar queda durante o terremoto
  • Verificar se a mochila de emergência está em ordem (deixá-la na porta), reforçando a quantidade de água mineral por causa do calor, e ter sempre lanternas ou velas a LED 
  • Separar os capacetes 
  • Antes de dormir deixe seus sapatos, carteira com documentos e seu smartphone perto da cama. Se usa lentes de contato, recomenda-se deixar os óculos na mochila ou junto com esses itens
  • Deixar a banheira cheia de água durante essas duas semanas para usar no toalete
  • Verifique a rota de evacuação e onde fica o abrigo (fornecido pela prefeitura). Se mora na zona costeira, verifique de antemão onde ficam os locais que pode se abrigar, em caso de tsunami. Esses locais são chamados de takadai em japonês
  • Combine com sua família onde vão se encontrar no caso de terremoto e tsunami
  • Ensine seus filhos a usar o telefone público, no caso da rede de telefonia celular ficar inviável

Se tem parentes que residem em área segura, pode considerar pedir para passar uns dias, por precaução.  

Por outro lado, os governadores, junto com os prefeitos, estão verificando as reservas de suprimentos, os locais que poderão servir de abrigo e outras providências imediatas.

Portanto, para salvar a sua vida e a de sua família, recomenda-se seguir as medidas preventivas, especialmente nessa primeira semana após o terremoto de Miyazaki ou até que o governo avise que essas precauções foram suspensas.

Assista a um vídeo produzido em computação gráfica, pelo Gabinete, simulando o megaterremoto nas principais cidades. É de arrepiar.

https://video.mainichi.jp/detail/video/5716372994001 

Assista a um vídeo de um especial produzido pela NHK, sobre o Terremoto Nankai Trough.

https://youtu.be/V9e5yuZ1CxA

Fontes: Gov. Shizuoka, Nagoya TV, NHK, Bousai e KTV

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Farmacêutica japonesa encerra fabricação e vendas de produtos com ‘beni koji’

Publicado em 9 de agosto de 2024, em Sociedade

Satoshi Yamane, que se tornou o presidente da companhia na quinta-feira (8), pediu desculpas pelo escândalo.

O suplemento com beni koji era destinado a reduzir os níveis de colesterol (NHK)

A Kobayashi Pharmaceutical do Japão diz que decidiu encerrar a fabricação e vendas de produtos que usam o arroz vermelho fermentado chamado “beni koji”, após pessoas que tomaram suplementos alimentares contendo o ingrediente terem sofrido problemas renais e outras condições graves de saúde.

Publicidade

Satoshi Yamane, que se tornou o presidente da companhia na quinta-feira (8), pediu desculpas pelo escândalo.

“Ao olharmos a atual situação, consideramos se seria melhor estar em uma posição para continuar no negócio de beni-koji”, disse Yamane. “Achamos que era necessário tomar uma decisão rapidamente”.

O ex-presidente Akihiro Kobayashi, membro da família que fundou a companhia, é agora executivo responsável em compensar as vítimas.

“Concluir toda a compensação será um grande passo no caminho futuro da companhia”, disse Kobayashi.

A farmacêutica disse que havia recebido mais de 300 relatos de mortes desde domingo (4).

Funcionários da companhia dizem que estão investigando 107 desses casos para determinar se o ingrediente está relacionado com as fatalidades.

A companhia registrou um novo prejuízo extraordinário de mais de ¥4 bilhões (cerca de US$27 milhões), para cobrir os custos de recolher os produtos.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão