O Ministério de Relações Exteriores da Rússia alertou sobre possíveis contramedidas se mísseis PAC-3 produzidos no Japão forem enviados à Ucrânia.
O Ministério da Defesa do Japão fechou um negócio em julho para transferir mísseis baseados em terra para os EUA, os quais enfrentam uma escassez de interceptores devido ao seu suporte para a Ucrânia.
O vice-porta-voz do Ministério de Relações Exteriores russo, Andrey Nastayin, manifestou ceticismo sobre o negócio em uma coletiva de imprensa na quarta-feira (31). Ele disse que os mísseis poderiam parar na Ucrânia.
Ele alertou que Moscou consideraria Tóquio como hostil à Rússia se mísseis japoneses forem transferidos para as forças ucranianas.
Nastasyin acrescentou que a Rússia reserva o direito de tomar as contramedidas mais enérgicas, incluindo no contexto de suas relações bilaterais com o Japão. Entretanto, ele não disse qual tipo de ação concreta pode ser tomada.
A Ucrânia está visando fortalecer suas defesas aéreas face aos contínuos ataques com drones russos.
Da noite de terça-feira (30) para a manhã de quarta-feira (31), a Rússia realizou o que pareceu ser seu maior ataque com drone contra a Ucrânia, tendo como alvo a capital Kiev e outros locais.
Fonte: NHK