A Toyota Motor anunciou na quinta-feira (1.º) seus resultados financeiros consolidados do primeiro trimestre do ano fiscal, de abril a junho.
Apesar do impacto da fraude de certificação e de outros fatores, como a depreciação do iene, as vendas e o lucro líquido chegaram às máximas históricas.
De acordo com a Toyota Motor, as vendas aumentaram 12,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, para aproximadamente 11,837 trilhões de ienes. O lucro líquido aumentou 1,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, para aproximadamente 1,333 trilhões de ienes, ambos novos recordes.
Embora a produção e as vendas no Japão tenham diminuído devido ao problema de fraude na certificação da designação de modelo, as vendas aumentaram na América do Norte, Europa e Ásia em comparação com o mesmo período do ano passado. A desvalorização do iene melhora a rentabilidade das exportações.
Em relação às perspectivas para o ano inteiro permanecem inalteradas.
Por outro lado, no mesmo dia, o preço das ações da Toyota Motor caiu no mercado de Tóquio, antes do anúncio dos resultados financeiros. O valor que oscilava na casa dos 2.780 ienes caiu mais de 5%. Depois do anúncio dos resultados caiu mais de 8%, chegando a 2.703 ienes, depois a 2.699 ienes.
Fontes: NTV, Car Watch, Nikkei e Limo