As fortes chuvas causadas pelo tufão Shanshan, o 10.º do ano, causaram danos nas cidades de Ogaki e Ikeda, ambas na província de Gifu.
Como o Rio Kuise transbordou no sábado (31), mais o volume pluviométrico, ocorreu uma vasta inundação na cidade de Ogaki. Embora não tenha resultado em vítimas com ferimentos, a prefeitura informou que até as 16h de segunda-feira (2), duas casas foram parcialmente destruídas, 13 foram inundadas acima do nível do piso e 85 abaixo do nível do piso.
Em relação ao comércio, 30 lojas e depósitos foram danificados em Ogaki e 1 edifício em Ikeda.
A agricultura também sofreu com esse desastre. Pelo menos 27,2 hectares de cultivo de arroz e 9,7 hectares de plantio de soja da cidade de Ogaki ficaram submersos. Em algumas áreas, as colheitas foram severamente prejudicadas.
Certificado de Danos pelo Desastre
No Japão, quando ocorre um desastre, seja causado por tufão, chuva intensa, terremoto ou tsunami, as prefeituras têm uma verba para ajudar as pessoas físicas e jurídicas que tiveram danos materiais na casa, comércio ou carro.
Para obter essa ajuda, é necessário obter o Certificado de Danos pelo Desastre (り災証明書, lê-se risai shomeisho). É preciso ir até a prefeitura e relatar os danos, preferencialmente mostrando as fotos e vídeos, para que se faça uma avaliação para depois verificar quanto poderá receber.
Para isso é preciso preencher o formulário, levar um documento (My Number) e explicar sobre os danos (muro, paredes, piso, mobília e etc. da casa, dos carros, ou do estabelecimento comercial).
Depois de feita a avaliação, classifica os danos em categorias:
- completamente destruído: poderá receber 50% ou mais
- semidanificado em grande escala: poderá receber até 40% ou 50%
- semidanificado em escala média: poderá receber até 30% ou 40%
- meio danificado: poderá receber até 20% a 30%
- pouco danificado: poderá receber até 10% a 20%
- menos que semidanificado: até 10%
As prefeituras de Ogaki e Ikeda já estão recebendo as solicitações. Em relação às cidades de Aichi que foram afetadas pelo desastre, é necessário consultar as respectivas prefeituras.
Fontes: NHK e Tokai TV