A empresa de gestão de investimentos (privaty equity) Fortress fechou um acordo de US$100 milhões para adquirir um dos resorts de águas termais mais antigos e excêntricos do Japão: um hotel com tema havaiano e complexo de golfe e toboáguas na província de Fukushima.
Para ganhar o domínio do Spa Resort Hawaiians de 431 quartos, a Fortress lançou uma oferta acordada para a Joban Kosan, a companhia listada de Tóquio originalmente fundada como a operadora da maior mina de carvão do Japão.
O resort tem sido um destino favorito de famílias japonesas desde os anos 1960.
O local inclui o maior onsen do mundo – uma estância de águas termais natural – com um complexo de mil metros quadrados de banhos quentes explorando a água liberada de mais de 140 anos de atividade mineira.
Após o terremoto e tsunami de 2011 na região Tohoku, que causou uma fusão na planta nuclear de Fukushima, o Hawaiians reabriu aos visitantes apenas 204 dias após o desastre, revelando sua reputação por superação.
A oferta da Fortress ocorre com planos para investir mais US$70 milhões destinados a ajudar a melhorar a atratividade do resort para casais e grupos que não estão em família.
O negócio faz parte do que analistas preveem que será uma rápida aceleração de tentativas de aquisições estrangeiras visando companhias japonesas, visto que padrões de administração e práticas mais amigáveis com acionistas melhoram.
A Fortress, de propriedade maioritária do grupo de investimento Abu Dhabi Mubadala, já é uma investidora de peso na indústria de hospitalidade do Japão e tem mais de 160 hotéis sob sua gestão.
Fonte: Financial Times