Um grupo de consumidores taiwanês processou a Kobayashi Pharmaceutical, sediada em Osaka, por compensação para problemas de saúde alegadamente causados por produtos relacionados ao seu arroz fermentado vermelho (beni koji) na sexta-feira (27), divulgou a mídia da nação.
Buscando 168 milhões de novo dólares taiwaneses (cerca de ¥760 milhões) em danos alegadamente sofridos por 55 pessoas, o grupo moveu a ação junto ao Tribunal Distrital de Taipei contra 6 empresas incluindo uma unidade taiwanesa da Kobayashi Pharmaceutical e uma importadora em Taiwan.
De acordo com o grupo, as 55 pessoas em sua maioria apresentaram sintomas de doença nos rins, e algumas delas estão passando por diálise.
Um funcionário do grupo disse que as companhias acusadas devem cumprir suas responsabilidades com uma consciência corporativa.
Em Taiwan, problemas de saúde foram reportados entre pessoas que consumiram suplementos da Kobayashi comprados no Japão e aqueles que consumiram produtos fabricados por uma companhia taiwanesa usando o beni koji da Kobayashi como ingrediente. De acordo com autoridades da saúde taiwanesas, o número de tais relatos chegou a 69 até 20 de setembro.
O mais recente desenvolvimento em Taiwan ocorreu após problemas de saúde causados por suplementos da Kobayashi contendo beni koji terem sido revelados no Japão em março.
No início deste mês, o Ministério da Saúde disse que ácido puberúlico causou danos nos rins a usuários dos suplementos.
Fonte: Japan Times