Uma beluga que usava um arnês, conhecida por espalhar especulação de que era uma espiã treinada pela marinha russa, morreu, disseram no sábado (31) organizações marinhas que a rastreavam.
Hvaldimir, que foi vista usando um arnês (espécie de cinto) em 2019, foi encontrada morta em águas altamente movimentadas em Stavanger, na Noruega, de acordo com a OneWhale.
A organização não acredita que a morte da beluga não tenha sido natural e pediu a autoridades norueguesas que realizassem uma necrópsia.
Hvaldimir pode ter sido morta pela colisão com um navio, disse um membro da OneWhale. Antes de sua morte, a beluga estava saudável e com peso bom. Ela também não apresentava quaisquer sinais de doenças.
A baleia Hvaldimir recebeu esse nome com base em “Hval” a palavra norueguesa para baleia e “Vladimir”, uma referência ao presidente russo Vladimir Putin e a alegada associação da baleia com a Rússia.
A força militar russa tem numa história de tentar armar mamíferos marinhos, divulgou o site CBS anteriormente. No ano passado, espiões militares britânicos disseram que a Rússia parecia estar treinando golfinhos de combate para conter forças ucranianas.
A Hvaldimir, uma beluga macho, era familiarizada com as pessoas e pegava anéis jogados na água, de acordo com reportagens anteriores.
Um membro da OneWhale a descreveu como uma baleia “doce, amável e gentil”.
Fonte: CBS News