As autoridades filipinas informaram na segunda-feira (2) que prenderam mais de 150 estrangeiros durante uma operação de batida em centros de jogos online clandestinos, no sábado (31).
Os agentes encontraram dezenas de pessoas envolvidas em atividades ilegais em estações de trabalho improvisadas dentro de um resort na ilha central de Cebu, disse o Departamento de Imigração das Filipinas em um comunicado.
Foram encontradas bases ilegais de golpes, administradas por cidadãos chineses, indonésios e outros, segundo Winston Casio, porta-voz da Comissão Presidencial Anticrime Organizado. A batida foi resultado de uma solicitação da Embaixada da Indonésia, disse ele.
“Vimos evidências suficientes para poder registrar infrações de cibercrimes, por facilitar jogos de azar relacionados e tráfico qualificado”, disse Casio em um briefing que foi transmitido na página do Facebook do The Freeman, um veículo de notícias sediado em Cebu.
O jornal local Cebu Daily News informou que um total de 162 estrangeiros foram encontrados em um hotel e parecia que eles operavam essa base fraudulenta. Os estrangeiros incluíam 83 chineses, 70 indonésios, 6 birmaneses, 1 malaio e 2 taiwaneses.
De acordo com o Departamento de Imigração das Filipinas, os estrangeiros presos ficarão detidos temporariamente antes de serem deportados.
O Presidente Ferdinand Marcos Jr. anunciou em julho a proibição de operadores de jogos online que atendem a jogadores estrangeiros, em meio a apelos para fechar uma indústria que, segundo ele, alimenta crimes, incluindo lavagem de dinheiro.
Fontes: Bloomberg Japan, Bangkok Post e PhilStar