Que não restem dúvidas, delicioso como possa parecer, o fugu (baiacu) pode te matar.
O fígado é venenoso, os ovários são venenosos e mesmo a pele é venenosa. Todos eles contêm a paralisante tetrodotoxina, a qual deixa a vítima incapaz de respirar, mas terrivelmente acordada enquanto sofre asfixia e morre.
Então, obviamente, você quer ter certeza de que qualquer pessoa que prepara o fugu para outras consumirem saiba exatamente o que está fazendo, e uma delas é Karin Tabita, de 10 anos, da província de Kumamoto, que agora é a pessoa mais jovem na história a passar no teste de certificação de preparação de fugu.
Apesar do perigo em potencial, o fugu continua sendo uma iguaria no Japão, elogiado pelo seu sabor e textura firme, apreciado cru como sashimi, cozido ou frito.
Com preparação própria sendo literalmente uma questão de vida ou morte, o teste de certificação estabelece uma barra alta para passar, com menos de 65% dos candidatos sendo aprovados. Não se trata de um exame teórico, mas prático.
Durante o teste, cada candidato recebe um fugu inteiro e as ferramentas necessárias para remover as partes venenosas e preparar o restante para consumo.
Tabira, cujo hobby é pescar, cursa atualmente o quinto ano do primário, mas a preparação de fugu não é algo que eles ensinam como parte de currículo padrão nas escolas primárias japonesas. Então, após terminar suas aulas regulares, ela vai à Fukunari, uma atacadista local de aquacultura e pesca que é especializada em fugu, onde ela era aprendiz.
Entretanto, os sonhos sobre fugu da menina enfrentaram um obstáculo em termos de locais de testes.
Embora uma pessoa possa realizar o teste de preparação de fugu em muitos locais no Japão, alguns deles, incluindo a própria província onde Tabira mora, exige que os candidatos tenham idade igual ou superior a 18 anos.
Tabira não queria pausar sua ambição por 8 anos, então, ela fez o exame neste verão na província de Yamaguchi, que não exige idade mínima para o teste.
Ela disse que sentiu confiança em seu desempenho no fim do teste, e que o sentimento foi justificado.
Quando os resultados foram anunciados no fim de agosto, ela havia passado, fazendo com que ela se tornasse a pessoa mais jovem na história a passar no teste de preparação do peixe venenoso.
Em 22 de agosto, Tabira foi convidada para ir até o Prédio da Prefeitura de Kumamoto, onde ela foi parabenizada pelo prefeito Takashi Kimura e pelo amado mascote de urso Kumamon.
Naturalmente, ela trouxe um pouco de fugu que ela havia preparado, o qual o prefeito saboreou e disse que estava delicioso.
Fonte: Sora News