O asteroide recém-descoberto, nomeado 2024 PT5, será capturado temporariamente pela gravidade da Terra (ilustrativa/banco de imagens)
A Terra está prestes a ganhar uma nova “minilua”, mas ela não ficará por muito tempo.
Publicidade
O asteroide recém-descoberto, nomeado 2024 PT5, será capturado temporariamente pela gravidade da Terra e orbitará nosso mundo no período de 29 de setembro a 25 de novembro, de acordo com astrônomos. Então, a rocha espacial retornará para uma órbita heliocêntrica (órbita em torno do Sol).
Detalhes sobre a minilua efêmera e o caminho em formato de ferradura que ela viaja foram publicados neste mês no Research Notes of the American Astronomical Society.
A primeira vez que os astrônomos avistaram o asteroide foi em 7 de agosto no Sistema de Último Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides (ATLAS) sediado na África do Sul e fundado pela Nasa.
O asteroide provavelmente mede cerca de 11m em diâmetro, mas mais observações e dados são necessários para confirmar seu tamanho, disse o autor líder do estudo, Carlos de la Fuente Marcos, pesquisador na faculdade de ciências matemáticas na Universidade Complutense de Madri, na Espanha.
Como uma minilua, o asteroide 2024 PT5 não apresenta qualquer perigo de colidir com a Terra agora ou nas próximas poucas décadas, disse de la Fuente.
A rocha espacial orbitará a cerca de 4,2 milhões de quilômetros de distância, ou cerca de 10 vezes a distâncias entre a Terra e a Lua.
Fonte: CNN