O Yagi, considerado um supertufão, um dos piores já formados na Ásia devido à sua voracidade, causou incontáveis desastres no Vietnã desde que se aproximou no sábado (7).
Até quarta-feira (11) foram confirmados 152 mortos e mais de 140 pessoas estão desaparecidas, vítimas das inundações do Rio Vermelho e dos deslizamentos em Hanoi, a capital, e arredores. As rajadas de vento chegaram a 150 quilômetros por hora e caiu uma chuva muito pesada.
Em Hanoi diversas rodovias ficaram submersas devido ao transbordamento dos rios, e milhares de pessoas que viviam nas proximidades foram evacuadas. Algumas escolas disseram às crianças para ficarem em casa.
O norte do Vietnã é um centro de produção e uma base de exportação para empresas estrangeiras, e muitas fábricas sofreram inundações e outros danos causados pelo tufão, por isso há preocupações de que a cadeia de abastecimento seja afetada.
Campanha para ajudar o povo e iniciar a reconstrução
O governo iniciou uma campanha de ajuda em todo o país para a reconstrução das áreas afetadas, pois há muitas famílias que perderam suas casas. Na largada da campanha, na quarta-feira, o governo informou que recebeu mais de 407 bilhões de VND (16,49 milhões de dólares) de agências, organizações e indivíduos para ajudar os afetados pelo Yagi.
As chuvas causaram inundações também em algumas cidades do Laos, Tailândia e Mianmar.
Antes da passagem do 11.º tufão do ano pelo Vietnã, devastou áreas do sul da China e também as Filipinas, causando 24 mortes nesses dois países.
Jamais se pode subestimar a força devastadora de um tufão tão violento como foi esse, o Yagi.
Assista a um vídeo da ANN para ver algumas cenas trágicas causadas pelo tufão Yagi.
Fontes: ANN, NTV, VTV e The Guardian