Violento tufão Yagi causa desastres que mataram mais de 150 pessoas no Vietnã

O Vietnã perdeu mais de 150 pessoas nos desastres causados pelo violento tufão Yagi, há mais de 140 desaparecidos, casas e indústrias destruídas, necessitando obras imediatas.

Uma das rodovias em Hanoi, capital do Vietnã, completamente inundada (NTV)

O Yagi, considerado um supertufão, um dos piores já formados na Ásia devido à sua voracidade, causou incontáveis desastres no Vietnã desde que se aproximou no sábado (7).

Publicidade

Até quarta-feira (11) foram confirmados 152 mortos e mais de 140 pessoas estão desaparecidas, vítimas das inundações do Rio Vermelho e dos deslizamentos em Hanoi, a capital, e arredores. As rajadas de vento chegaram a 150 quilômetros por hora e caiu uma chuva muito pesada.

Em Hanoi diversas rodovias ficaram submersas devido ao transbordamento dos rios, e milhares de pessoas que viviam nas proximidades foram evacuadas. Algumas escolas disseram às crianças para ficarem em casa.

O norte do Vietnã é um centro de produção e uma base de exportação para empresas estrangeiras, e muitas fábricas sofreram inundações e outros danos causados ​​pelo tufão, por isso há preocupações de que a cadeia de abastecimento seja afetada.

Campanha para ajudar o povo e iniciar a reconstrução

O governo iniciou uma campanha de ajuda em todo o país para a reconstrução das áreas afetadas, pois há muitas famílias que perderam suas casas. Na largada da campanha, na quarta-feira, o governo informou que recebeu mais de 407 bilhões de VND (16,49 milhões de dólares) de agências, organizações e indivíduos para ajudar os afetados pelo Yagi.

As chuvas causaram inundações também em algumas cidades do Laos, Tailândia e Mianmar.

Antes da passagem do 11.º tufão do ano pelo Vietnã, devastou áreas do sul da China e também as Filipinas, causando 24 mortes nesses dois países. 

Jamais se pode subestimar a força devastadora de um tufão tão violento como foi esse, o Yagi.

Assista a um vídeo da ANN para ver algumas cenas trágicas causadas pelo tufão Yagi.

Fontes: ANN, NTV, VTV e The Guardian

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Iene valoriza pela primeira vez desde janeiro

Publicado em 12 de setembro de 2024, em Economia

Em consequência das expectativas nos Estados Unidos e da possibilidade de aumento das taxas de juros no Japão, a moeda japonesa valorizou.

Painel do mercado de câmbio de Tóquio (ANN)

No mercado de Tóquio, na quarta-feira (11), a taxa de câmbio chegou temporariamente ao nível de 140 ienes por dólar americano, marcando uma valorização da moeda japonesa nesse nível, pela primeira vez em 8 meses, desde 2 janeiro deste ano.   

Publicidade

A taxa de câmbio chegou a 140,90 ienes nas negociações da tarde.  

Com a queda das taxas de juros de longo prazo nos Estados Unidos e o fato de ser quase certo que deverão reduzi-las na reunião do Federal Open Market Committee (FOMC) na próxima semana, há uma consciência de que o diferencial das taxas entre o Japão e a terra do Tio Sam fortaleceu-se, com a tendência de venda da moeda americana. Consequentemente, aumentou a compra do iene.  

“Se as perspectivas para a economia e os preços se concretizarem, acredito que o grau de flexibilização monetária terá que ser ajustado”, declarou Junko Nakagawa, membro do Conselho do Banco do Japão (BOJ), em um discurso matinal na província de Akita, dizendo que “continuaremos a ajustar as taxas de juros”. Essas palavras teriam sido o gatilho para a valorização do iene, já que se espera um aumento das taxas dos juros. 

Por outro lado, no Brasil, o câmbio fechou a R$ 5,65 por dólar americano, na quarta-feira. 

Fontes: ANN, NTV e JNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão