O principal porta-voz do governo do Japão manifestou preocupação profunda em relação a relatos de que soldados norte-coreanos estão na Rússia.
Os comentários do secretário-chefe do Gabinete, Yoshimasa Hayashi, nesta sexta-feira (25) ocorreram após um alto oficial dos EUA ter dito que soldados norte-coreanos estão sendo treinados no leste da Rússia, possivelmente para lutar contra a Ucrânia.
O Ministério da Defesa da Ucrânia disse que o primeiro grupo de soldados norte-coreanos haviam chegado a zonas de combate.
Hayashi disse que o governo japonês está monitorando de perto a situação, incluindo a possibilidade de que a Coreia do Norte possa se juntar à invasão da Rússia à Ucrânia.
Ele também disse que o desenvolvimento recente no aprofundamento da cooperação militar entre Moscou e Pyongyang não apenas deteriora a situação na Ucrânia, mas também levanta graves preocupações para a segurança regional em torno do Japão.
Hayashi disse que o governo está coletando e analisando informação. Ele acrescentou que o Japão continuará trabalhando junto com a comunidade internacional para implementar completamente resoluções relacionadas do Conselho de Segurança das Nações Unidas e alcançar paz justa e de longa duração na Ucrânia o mais rápido possível.
Fonte: NHK