Medicamentos prescritos pelos médicos ficam mais caros em outubro

Se o medicamento prescrito estiver disponível tanto de marca quanto o genérico e preferir o tradicional, pagará uma taxa adicional a partir de outubro.

Foto meramente ilustrativa de medicamento (PM)

A partir de outubro, cerca de 3 mil produtos alimentícios, incluindo as bebidas, passaram a ficar mais caros. Mas há um outro segmento que também custará mais para o bolso do consumidor.

Publicidade

Os medicamentos prescritos pelos médicos, de marcas tradicionais, terão uma taxa adicional a partir deste mês, devido à rejeição pelos genéricos. Isso levou à mudança no sistema farmacêutico do país.

Os genéricos são medicamentos com o mesmo princípio ativo fabricados pelas empresas farmacêuticas tradicionais, mas exigem menos custos de desenvolvimento, o que os torna mais baratos.

No entanto, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Departamento Metropolitano de Seguro do Bem-Estar Social de Tóquio, algumas pessoas escolhem medicamentos de marcas tradicionais em vez dos genéricos porque se preocupam com sua eficácia ou efeitos colaterais. 

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW) anunciou que, a fim de reduzir os custos médicos nacionais e promover a disseminação de medicamentos genéricos, os custos diretos serão aumentados para os pacientes que preferem os medicamentos de marca.

A partir de outubro, se o paciente preferir o remédio de marca terá que pagar um adicional de ¼ da diferença em relação ao genérico, mais o imposto.   

Por exemplo, se um medicamento de marca custa 100 ienes por comprimido e um medicamento genérico custa 60 ienes, a diferença é de 40 ienes. Ao adicionar 25% da diferença (¥10) passará a 110 ienes mais o imposto, totalizando 121 ienes.

Os alvos são 1.095 medicamentos sujeitos à cobrança adicional, entre pomadas, remédios orais e emplastros. Nessa lista se inclui o Hirudoid, prescrito para bebês e também para o alívio da dor e inchaço em hematomas pós-traumáticos, contusões ou cirurgias.

Tubos de Hirudoid fabricados no Japão pela farmacêutica Maruho (reprodução)

Por exemplo, no caso de um tubo de 100 gramas do Hirudoid em creme para a pele do bebê, que custava 555 passa a 813 ienes.

Depois da consulta, ao passar pela farmácia para obter o medicamento, ouvirá a pergunta “pode ser um genérico?” (ジェネリックでいいですか?, ou generic de iidesuka?), caso ela o tenha em estoque.   

Se não se incomodar com o genérico, pagará bem menos.

Fonte: JNN 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Cinco presos por fraude de honorários médicos aproveitando de 64 estrangeiros

Publicado em 3 de outubro de 2024, em Crime

Os estrangeiros vítimas dessa operação fraudulenta eram estudantes de escola do idioma japonês para poderem trabalhar no Japão.

3 dos 5 presos, sendo o da esq. o dentista (JNN)

O Departamento de Polícia Metropolitana informou sobre a prisão de 5 homens, todos japoneses, entre eles 藤原勇気, 43, empresário da cidade de Shiki (Saitama); 大石旭, 61, dentista na cidade de Narita (Chiba); e 水谷旭宏, 35, executivo de uma cooperativa que faz haken de estagiários técnicos estrangeiros de Kanie (Aichi). 

Publicidade

Os 5 japoneses são suspeitos de fraude com cartões do seguro de saúde de 64 estrangeiros, como se tivessem realizado consultas odontológicas e obtido cerca de 1,65 milhão de ienes em honorários médicos, na cidade de Nagoia (Aichi).  

De acordo com o Departamento de Polícia Metropolitana, os suspeitos obtiveram de forma fraudulenta as informações dos cartões de seguro de saúde quando realizaram supostos exames de saúde bucal gratuitos para os alunos escolas de língua japonesa em Nagoia e outras cidades de Aichi, em junho do ano passado, e usaram essas informações para criar declarações falsas de honorários médicos

O Departamento de Polícia Metropolitana está investigando a possibilidade desse grupo ter usado um truque semelhante para fraudar cerca de 20 milhões de ienes, alegando falsamente que realizou consultas para mais de 200 estrangeiros entre maio e outubro do ano passado.

Este caso de fraude foi descoberto em junho do ano passado, quando a polícia recebeu uma denúncia anônima.    

Fontes: ANN, Asahi e JNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão