O número de casos de pneumonia por micoplasma, que afeta o trato respiratório, alcançou uma alta histórica semanal no Japão, disse na terça-feira (26) o Instituto Nacional de Doença Infecciosas (NIID).
Casos confirmados em cerca de 500 instituições médicas específicas em todo o país entre 11 e 17 de novembro foram de 1.363, ou uma média de 2.84 pacientes por instalação, de acordo com o NIID.
As infecções estão em seu nível mais alto desde 1999, quando a atual metodologia para reunir dados foi implementada, com casos no início de outubro ultrapassando o recorde anterior estabelecido em 2016 e continua aumentando, disse o NIID.
Por província, Fukui marcou o número mais alto, com 8.83 pacientes por instituição média designada. Aomori ficou em segundo com 5.00, seguida por Ibaraki com 4.92.
A pneumonia por micoplasma é uma infecção bacteriana, sintomas os quais são febre e tosse persistente. Infecções são prevalentes no outono e inverno e disseminadas por gotículas e contato próximo.
A maioria dos pacientes se recupera gradualmente, embora os sintomas se tornem mais graves em alguns casos.
Os casos de pneumonia por micoplasma diminuíram de 2020 a 2023 em meio à pandemia de coronavírus, presumivelmente devido a mais pessoas tomando medidas, como uso de máscara, para evitar contrair doenças.
Fonte: Mainichi