Fãs do Dragon Ball celebraram na quarta-feira (20) 40 anos do mangá, anime e franquia de videogame japonês amado globalmente, poucos meses após a morte inesperada de seu criador, Akira Toriyama.
O mangá original Dragon Ball foi transformado em série pela primeira vez em 20 de novembro de 1984, destacando o menino chamado Son Goku que coleta bolas mágicas contendo dragões para ajudar a proteger a Terra.
Desde então, os quadrinhos venderam mais de 260 milhões de cópias no Japão e no mundo, de acordo com a editora Shueisha.
Toriyama morreu aos 68 anos em março devido a um coágulo sanguíneo no cérebro, espalhando tristeza entre fãs, incluindo homenagens de líderes mundiais.
A primeira parte da série de mangá que virou um anime para a TV em 1986 também se chamava Dragon Ball. Dublada em vários idiomas, o programa conquistou o coração de crianças com suas batalhas frenéticas.
A Dragon Ball Z, uma adaptação da última parte do mangá, levou a popularidade da série a alturas ainda maiores.
Filmes, videogames e outras séries seguiram enquanto a franquia cresceu para se transformar em um fenômeno global.
A franquia é particularmente popular na América Latina, e várias homenagens apareceram em espanhol no Instagram, incluindo de um jornal mexicano.
A mais recente série de franquia, a Dragon Ball Daima, começou a ser transmitida no mês passado, e a Arábia Saudita anunciou que construirá o primeiro parque temático do Dragon Ball do mundo.
“A máquina comercial já está lá para o Dragon Ball”, disse o jornalista e especialista em anime Tadashi Sudo.
Entretanto, enquanto a popularidade da franquia esteja garantida a curto prazo, “o desafio continua se ela pode manter sua criatividade sem Toriyama”.
Fonte: Japan Today