A Ford planeja eliminar cerca de 4 mil empregos na Europa enquanto a montadora enfrenta dificuldades com demanda desacelerada para veículos elétricos (VEs) e competição feroz com rivais chinesas.
A companhia dos EUA disse na quarta-feira (20) que os cortes estariam em vigor até o fim de 2027 e afetariam 2,9 mil empregos na Alemanha e 800 no Reino Unido, representando cerca de 14% de sua força de trabalho de 28 mil pessoas na Europa.
Autoridades disseram que os cortes envolveriam cargos administrativos, assim como trabalhos relacionados com produção de motores a gasolina.
Dave Johnson, vice-presidente europeu da Ford, disse que, apesar das perdas de empregos, a companhia continuou comprometida com a região. “É crítico tomar ação difícil, mas decisiva, para garantir a competitividade futura da Ford na Europa”, disse ele.
As ações estão dependendo de discussões junto a uniões comerciais e governos.
Volkswagen planeja fechar fábricas na Europa
A indústria automotiva global tem estado sob pressão intensa para fechar fábricas e reduzir efetivo na Europa e em outros lugares em meio ao crescimento desacelerado em vendas de VEs e competição de preços feroz com rivais chinesas.
A Volkswagen, a maior montadora da Europa, também planeja fechar pelo menos 3 fábricas alemãs e eliminar dezenas de milhares de empregos devido a um prejuízo grande de participação de mercado na China e demanda lenta de veículos na Europa.
Fonte: Financial Times