Japão em risco: Rússia responderá se EUA implantarem mísseis em Okinawa

A porta-voz do ministério russo declarou retaliação caso os Estados Unidos instalem mísseis nas ilhas ao sul do Japão, em Okinawa.

Foto meramente ilustrativa de um míssil (PM)

A Rússia declarou na quarta-feira (27) que sua parceria com a China não tinha como alvo outros países, mas que as duas poderiam “combinar potencial” se enfrentarem uma ameaça dos Estados Unidos.

Publicidade

“Gostaria de lembrar que Moscou e Pequim responderão à ‘dupla contenção’ dos Estados Unidos com ‘dupla contra-ação'”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, quando questionada sobre uma possível implantação de mísseis dos Estados Unidos no Japão.

“Advertimos repetidamente o lado japonês que se, como resultado dessa cooperação, mísseis americanos de médio alcance aparecerem em seu território, isso representará uma ameaça real à segurança de nosso país e seremos forçados a tomar as medidas necessárias e adequadas para fortalecer nossa própria capacidade de defesa”, afirmou a porta-voz russa.

Zakharova disse que o Japão continua a agravar a situação em torno de Taiwan, para justificar a expansão da cooperação militar com os Estados Unidos, minando a estabilidade regional.

Emendou dizendo que se os Estados Unidos implantarem mísseis de médio alcance nas Filipinas, darão um passo que que atiçaria uma corrida armamentista e aumentaria os riscos estratégicos.

A Kyodo News informou no domingo (24) que as Forças de Autodefesa do Japão e os militares dos EUA pretendem formular seu primeiro plano operacional conjunto para uma emergência em Taiwan até o final de dezembro. O plano é instalar unidades de mísseis nas Ilhas Nansei, na província de Okinawa.

Foi clara em relação às medidas de retaliação em relação ao Japão, pela segunda vez, já que em 7 deste mês já tinha declarado basicamente o mesmo.

Fontes: News 24, The Jerusalem Post e Reuters Jp  

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Dois estrangeiros presos por contrabando de drogas em Aichi

Publicado em 28 de novembro de 2024, em Crime

Eles foram presos por contrabando, sendo que um deles é visto como mula, pois teria aceitado trazer ao Japão uma mala de um desconhecido.

Pacotes de lenços umedecidos embebidos com droga (Nagoya TV)

A polícia informou na quarta-feira (27) que nessa data encaminhou um estrangeiro preso para o Ministério Público.  

Publicidade

O cidadão em questão é アフマッド・アズメール・ビン・アズマン, 34, malaio, o qual desembarcou no Centrair (Aichi), vindo de Kuala Lumpur, a capital do seu país, em 11 de novembro. 

A alfândega encontrou 25 pacotes de lenços umedecidos e suspeitou do produto, pois a cada dia as organizações criminosas encontram novas formas de disfarçar as drogas. Na análise, constatou-se que estavam embebidos com estimulante, avaliados em 25 bilhões de ienes.

Segundo a polícia, o malaio suspeito de contrabando teria declarado que “um estranho me pediu para trazer isso”. Uma parte estava em uma mochila e outra na mala.

Foto cedida pela polícia para a Nagoya TV, mostrando a mala e a mochila do malaio

Ele continuou negando a suspeita de contrabando afirmando que antes do embarque um estranho pediu para levar a mala, por isso, está sendo visto como mula.  

Outro estrangeiro preso com droga

Além disso, o vietnamita ホアン・スアン・ズエット, 32, foi preso e enviado ao Ministério Público, sob suspeita de violar a Lei de Controle de Cannabis por “importar” aproximadamente 8,3 milhões de ienes de maconha do seu país, via correio internacional, com fins de tráfico.

A maconha estava escondida, embalada em caixas de papelão entre os brotos de bambu secos e temperos. O destino dos pacotes era o apartamento onde morava, na cidade de Kariya (Aichi).

A polícia continua investigando para verificar se ele faz parte de alguma organização criminosa de contrabando e/ou tráfico.

Fontes: CTV/NTV e Nagoya TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão