Cannabis no Japão: uso medicinal e endurecimento como droga ilícita

Diferente de outros países como Uruguai e Tailândia, onde o uso da cannabis é liberada, o Japão endurece nesse sentido, mas libera para uso medicinal.

alfainter

Cannabis para uso medicinal (Pexels)

​​O Japão avança no uso da cannabis e a partir de quinta-feira (12), entra em vigor a Lei de Controle da Cannabis, aprovada pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar (MHLW).

Publicidade

Isso significa que o país passará a usar a erva de forma medicinal, mas por outro lado endurece em relação ao uso dela como droga ilícita

O tráfico ou o cultivo de cannabis continuará sob a lei de narcóticos. Em relação ao usuário, a lei revisada classifica a maconha e a substância considerada nociva, o tetrahidrocanabinol (THC), por isso passa a ser vista como narcótico. A posse ou uso ilegal de maconha passa a ser uma violação da Lei de Controle de Entorpecentes e punível com até 7 anos de prisão. Até o momento, a posse é proibida pela lei mas não havia uma cobrança judicial pelo uso. 

Avanço como uso medicinal da cannabis

A lei revisada elimina a proibição do uso de medicamentos que contenham as substâncias do cânhamo, confirmadas como seguras e eficazes, para serem usadas na área médica.

Os produtos farmacêuticos que contêm ingredientes derivados da cannabis serão geridos sob o mesmo sistema de licenciamento que outros medicamentos utilizados para o alívio da dor e poderão ser distribuídos e utilizados. 

A lei revisada foi promulgada em 6 de dezembro do ano passado e promulgada no dia 13 do mesmo mês.

Os 3 pontos mais importantes em relação à permissão/rigor para uso da erva são:

  1. Estabelecimento de regulamentos para permitir produtos farmacêuticos contendo ingredientes derivados de erva, o que ajudará os pacientes com diversas doenças, como a epilepsia, por exemplo. A lei revista estabelece limites residuais para o tetrahidrocanabinol (THC)
  2. Uso e posse da marijuana passa a ser tratado como o de outras drogas ilícitas (lei mais rigorosa), podendo ser condenado de 5 a 7 anos de prisão
  3. Revisão dos regulamentos relativos ao cultivo de plantas de cannabis

Posse de baseado será considerado crime (PM)

Fontes: SMBiz, Nikkei e governo

+ lidas agora

> >

Empregos no Japão abril - 2025 - Jobs Online As melhores empreiteiras do Japão, vagas de empregos atualizadas, busque por província. clique para acessar >>

Vamos Comentar?

--

Honda recebeu 6 vezes mais pedidos da Super Cub 50

Publicado em 11 de dezembro de 2024, em Economia

O que fez o povo correr para fazer o pedido da motoquinha Super Cub? Foi o fato de que sua produção será encerrada.

Super Cub 50 da Honda (reprodução)

O Super Cub 50 Final Edition da Honda tem uma coloração Bonnie Blue que evoca a familiaridade dos Super Cubs de antigamente.

Publicidade

Os emblema dianteiro e o lateral e a chave de ignição têm designs exclusivos, e o suporte traseiro, a caixa da corrente e o braço oscilante são pintados em Bonnie Blue, a mesma cor da carroceria.

Além disso, o aro do medidor e a tampa do silenciador são revestidos, e um assento em dois tons com bancos dianteiros e traseiros cinza dá um toque especial.

O que agrada o público usuário do ciclomotor Super Cub 50 é o motor 4 tempos com excelente eficiência de combustível, é silencioso, é confiável e tem durabilidade.

Com todas essas qualidades a Honda decidiu encerrar a produção dessa série que começou em 1958, anunciando o feito em 1.º de novembro. No entanto, a produção segue até maio de 2025 para a entrega dos pedidos.  

O motivo de encerrar a produção é simples: com os regulamentos sobre gases de escape para ciclomotores previstos para serem reforçados em novembro do próximo ano, a Honda decidiu que é tecnicamente difícil desenvolver motores que cumpram os regulamentos.

Honda surpreendida: pedidos muito além da previsão

Versão Hello Kitty do Honda Super Cub 50 (reprodução)

Os pedidos do último ciclomotor Super Cub de 50 cc chegaram a mais de 11 mil unidades, quase 6 vezes mais do que as 2 mil previstas inicialmente. A Honda confirmou que atenderá a todos os pedidos.

O ciclomotor foi criado pelo fundador da montadora, Soichiro Honda, e foi a mais vendida do mundo, passando a marca de 100 milhões de unidades vendidas.  

Outro modelo cujos pedidos surpreenderam foi o Super Cub 50 Hello Kitty, edição especial, recebeu aproximadamente 5,8 mil pedidos, o que significa 20 vezes mais do que os 300 planejados.

A Honda prometeu que vai entregar todos.

O motivo de tantos pedidos foi a versatilidade, a durabilidade e a performance, pois é usado por estudantes, donas de casa, trabalhadores em geral e para entregas. O custo x benefício é alto. O preço é de 297 mil ienes, já com imposto.

Fontes: divulgação, NHK e Jiji

.
Empregos no Japão
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Apartamentos para alugar no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Casa Própria no Japão
Passagens Aereas para o Brasil
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Fujiarte - Empregos no Japão