Cerca de 90% dos chineses veem o Japão negativamente, mostra pesquisa

A pesquisa mais recente foi conduzida de meados de outubro ao início de novembro, coletando respostas válidas de mil pessoas no Japão e 1,5 mil na China com idade igual ou superior a 18 anos.

O resultado segue a alta recorde de 92,8% registrada em 2013 (ilustrativa/banco de imagens)

A proporção de chineses com impressão desfavorável do Japão em 2024 aumentou acentuadamente ante o ano anterior para cerca de 90%, marcando o segundo nível mais alto, mostrou na segunda-feira (2) uma pesquisa anual, enquanto os 2 vizinhos asiáticos continuam em discordância em várias questões.

Publicidade

O número aumentou 24,8 pontos percentuais ante 2023, em meio a tensões persistentes em torno de ilhas controladas pelo Japão e reivindicadas pela China no Mar do Leste da China, conflitos sobre histórias de tempo de guerra e o descarte contínuo do Japão de água radioativa tratada de Fukushima Daiichi no oceano.

Na pesquisa conjunta conduzida pela think tank japonesa sem fins lucrativos Genron NPO e o China International Communciations Group, entrevistados chineses com uma impressão “má” ou “relativamente má” do Japão situou-se a 87,7%.

O resultado segue a alta recorde de 92,8% registrada em 2013, quando relações bilaterais estavam particularmente tensas após a ação do ano anterior por parte do Japão de trazer as ilhas Senkaku sob controle estatal. A pesquisa é conduzida desde 2005.

Em um questionário de múltipla escolha pedindo aos entrevistados chineses para explicar suas impressões negativas, 45,5%, o maior grupo, citou “confronto” desencadeado pela ação do Japão sobre as ilhas Senkaku.

Muitos também tocaram no assunto sobre a posição do Japão em relação a Taiwan, uma ilha autogovernada a qual a China vê como seu próprio território, e percepções históricas.

Em um outro sinal de sentimento em deterioração, o número de entrevistados chineses com impressão favorável ou relativamente favorável do Japão caiu 24,7 pontos percentuais ante o ano anterior para 12,3%.

Enquanto isso, entrevistados japoneses com impressão má ou relativamente má da China caiu 3,2 pontos para 89%.

Com a pesquisa mostrando mais chineses obtendo informações sobre o Japão online, Yasushi Kudo, que lidera o Genron NPO, disse em uma coletiva de imprensa em Tóquio que “opiniões negativas podem ser facilmente amplificadas”, como por exemplo através da mídia social.

A pesquisa mais recente foi conduzida de meados de outubro ao início de novembro, coletando respostas válidas de mil pessoas no Japão e 1,5 mil na China com idade igual ou superior a 18 anos.

Fonte: Japan Today

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Luzes coloridas e encantadoras no Sagamiko Illumillion

Publicado em 3 de dezembro de 2024, em Artigos de Turismo, Turismo em Kanagawa

Luzes coloridas vão iluminar o passeio pelo Sagamiko Resort em Kanagawa.

Um dos maiores eventos de iluminação da região Kanto, foto de 2019 (Kiyoshi Miyano)

O Sagamiko Illumillion, um dos maiores eventos de iluminação na região Kanto, está sendo realizado com cerca de 6 milhões de LEDs na cidade de Sagamihara (Kanagawa).

Publicidade

Vista geral do parque iluminado, foto de 2019 (Kiyoshi Miyano)

Uma área de aproximadamente 40 mil metros quadrados do Sagamiko Resort Pleasure Forest, operado pelo Fujikyuko, está iluminada para exibição.

Flores de luzes colorida, foto de 2019 (Kiyoshi Miyano)

Luzes coloridas podem ser vistas a bordo do “Rainbow Lift”, um teleférico que percorre uma distância de 250 metros em uma encosta iluminada com as cores do arco-íris, assim como uma área em azul para representar o mar e em verde para mostrar a floresta, e outras atrações.

O Rainbow Lift, foto de 2019 (Kiyoshi Miyano)

A 16ª edição do evento começou em 16 de novembro de 2025 e segue até 11 de maio de 2025.

Para mais informações sobre horário e valores de entrada, toque aqui.

Fonte: Sagamiko Resort

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão